Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15788

Title: Liderança-que relação de poder?: comportamentos de liderança dos instrutores do DIT
Authors: Luís, Arsénio de Matos
Advisors: Cunha, Silvério da Rocha
Keywords: Poder
Autoridade
Legitimidade
Liderança
Comportamentos de liderança
Power
Authority
Legitimacy
Leadership
Leadership behaviour
Issue Date: Nov-2005
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo é dedicado ao poder e à liderança, esta enquanto relação de poder, e é constituído por duas partes fundamentais onde se pretende responder às duas questões colocadas. A primeira parte aborda o Estado e o poder político, assim como diversas teorias, tipologias e formas de poder, normalmente não consensuais. Esboça uma nova tipologia do poder, a qual tem como referência a norma enquanto elemento estruturante das relações de poder, sendo a legitimidade o critério que distingue o reconhecimento das suas diferentes formas; e é no duplo reconhecimento da legitimidade que se exerce a liderança. Apresenta diversas teorias e modelos de liderança e propõe uma definição de liderança. Distingue o líder puro do líder impuro, o qual é detentor do poder decorrente da norma e necessita de dupla legitimação para ser líder. Essa dupla legitimação encontra-a na relação com os outros onde são fundamentais os seus comportamentos e as suas características pessoais. A segunda parte remete fundamentalmente o trabalho de campo realizado através da aplicação de questionários, encontrando-se um quadro de referência assente nos comportamentos de liderança preferidos pelos instrutores e pelos alunos. Simultaneamente pretende-se saber quais os comportamentos efetivamente praticados, encontrando-se assim um quadro se não real muito próximo da realidade. Conclui-se que estes dois quadros, sendo algo semelhantes em algumas das suas dimensões, não são de facto iguais, abrindo caminho a outras possíveis investigações. ***/Abstract - "Leadership - This dissertation is about power and leadership as a power relationship and it comprises two parts. The first part deals with the State and the political power, several theories, typologies and forms of power, which are generally non-consensual. It outlines a new typology of power, based on norm as a structuring element of power relationships using legitimacy as the criterion for the recognition of its different forms. Leadership lies in the double recognition of legitimacy. This dissertation presents several theories and models for leadership and also a definition of this concept. It draws a distinction between two types of leader - the pure and the impure. The impure leader possesses the power derived from the norm and needs a double legitimacy to become a leader. Double legitimacy is founded on relationships where the behavior and the personality of the leader are fundamental. The second part of the dissertation is based on the field work done through the use of questionnaires and their results, which reflect the type of leadership behavior preferred both by instructors and students. The target is also to be able to find out which behaviors are the real common practices. The conclusion shows that there are two different types of behavior which can be similar though not the same, therefore paving the way for further investigation.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15788
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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