Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15779

Title: O adoecimento do trabalhador docente do ciclo básico I e II da escola pública municipal de Belém do Pará no distrito administrativo do Entroncamento
Authors: Trindade, Nilma de Fátima Dias
Advisors: Bonito, Jorge Manuel Rodrigues
Keywords: Escola pública
Ciclo de formação
Trabalho docente
Adoecimento
Public school
Cycle training
Teaching
Illness
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa e descritiva, o qual investiga os fatores que contribuem para o adoecimento do docente do Ciclo Básico I e II da escola pública municipal, em Belém do Pará, no Distrito Administrativo do Entroncamento, assim como, analisa a escola pública como lócus de desenvolvimento do trabalho docente, buscando identificar a participação docente nas tomadas de decisão na escola e os procedimentos didático-pedagógicos desenvolvidos, suas relações de trabalho, educação e saúde. Os resultados encontrados revelaram que o conceito de saúde apresentado pelos docentes compreende o equilíbrio entre as dimensões biopsicossocial do indivíduo e os fatores como a organização e as condições de trabalho que contribuem no processo de adoecimento dos docentes. O trabalho pedagógico e os recursos disponíveis são comprometidos pela falta de infraestrutura da escola, como a falta de climatização das salas de aulas, comprometendo a voz, assim como o ritmo de trabalho como fator estressante, considerando as várias atividades desenvolvidas nas unidades de ensino; ABSTRACT:This study is based on literature and field research, both qualitative and descriptive, which investigates the factors that contribute to the illness of the teacher of the Basic Cycle I and II of the public school in Belém/Pará in the District's Administrative junction, and analyzes the public school as the locus of development of teaching, trying to identify the teacher participation in decision making at school and didactic-pedagogic procedures developed, their working relationships, education and health. The results showed that the concept of health presented by the teachers understand the balance between the individual and the biopsychosocial factors as the organization and working conditions contribute to the process of illness among teachers. The educational work and available resources are compromised by lack of school infrastructure, the lack of air conditioning the classrooms, affecting the voice, as well as the pace of work as a stressor, considering the various activities in the teaching units.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15779
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação-Adoecimento do Trabalhador Docente.doc1.5 MBMicrosoft WordView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois