|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15768
|
Title: | A educação ambiental na escola pública: percepção e prática de alunos e professores do ensino Médio da Escola Estadual Igarapé da Fortaleza - Santana - AP |
Authors: | Simôa, Antonia Rosilete |
Advisors: | Oliveira, Vitor |
Keywords: | Educação ambiental Sustentabilidade ecológica Ensino-aprendizagem Qualidade de vida Environmental education Environmentalism Ecological sustainability Teaching-learning Quality of life |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Essa dissertação objetiva analisar, através da pesquisa qualitativa e quantitativa, a
prática da Educação Ambiental no processo ensino-aprendizagem com alunos do ensino
médio da Escola Estadual Igarapé da fortaleza no município de Santana estado do Amapá.
A análise é contextualizada com base nos fundamentos históricos e legais da Educação
Ambiental assim como nas suas contribuições, desafios, sua trajetória perpassando pela
origem do ambientalismo até alcançar o processo ensino-aprendizagem formal. Pois é no
âmbito da educação formal que o conhecimento assume um papel mais relevante, assim
desenvolver a Educação ambiental no ambiente escolar representa a possibilidade de
motivar e sensibilizar para transformar atitudes, despertar a conscientização para a defesa
de um meio ambiente mais saudável e, por conseguinte, uma maior qualidade de vida.
Assim, através do processo educativo como função transformadora, pode tornar-se mais
latente a percepção das crises ambientais, cabendo à educação ambiental, desenvolver nos
alunos a conscientização de que educar para o ambiente é educar para a vida, pois nesse
sentido as mudanças de atitudes acontecerão normalmente e os tornarão cidadãos em
estreita relação com o meio ambiente e com o uso sustentável dos recursos naturais
disponíveis, contribuindo assim para a sustentabilidade ecológica.
Nesse contexto a Escola Estadual Igarapé da Fortaleza, através do Projeto Ponte
para o Futuro, busca despertar nos alunos uma educação visando a sustentabilidade
ambiental.
Assim uma das condições de amenizar os crescentes problemas inerentes ao meio
ambiente é através da educação ambiental, seja ela formal ou não formal, de forma que
desperte no cidadão uma consciência ambiental planetária e possa ser promotora de
mudanças em sua relação com o meio ambiente; ABSTRACT: This dissertation aims to analyze, through qualitative and quantitative research, the
practice of Environmental Education in the teaching-learning with high school students of
the State School Igarapé the fortress city of the state of Amapá Santana. The contextual
analysis is based on historical and legal foundations of environmental education as well as
their contributions, challenges, its trajectory passing through the origin of
environmentalism to achieve formal teaching-learning process. For it is within the formal
education that knowledge is a more important role, and develop environmental Education
in the school environment is the ability to motivate and raise awareness to change attitudes,
raise awareness for the defense of a healthier environment and therefore , a higher quality
of life. Thus, through the educational process as a transformative function, may become
more latent awareness of environmental crises, while the environmental education, to
develop in students an awareness that the environment is to educate educate for life, for in
that sense changes in attitudes take place normally and become citizens in close relation
with the environment and the sustainable use of natural resources, thus contributing to
environmental sustainability.
In this context, the State School Igarapé Fortress, through the Bridge Project for the
Future, seeks to awaken in students an education aimed at environmental sustainability.
So one of the conditions to mitigate the growing problems of the environment is
through environmental education, whether formal or informal, in order to arouse
environmental awareness in a global citizen and can be a promoter of change in their
relationship with the environment. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15768 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|