Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15748

Title: Contabilidade de gestão estratégica: o modelo de custeio baseado nas actividades (abc) como instrumento de informação relevante para a tomada de decisão estratégica
Authors: Gonçalves, Sidalina Maria dos Santos
Advisors: Sousa, António João Coelho de
Keywords: Contabilidade
Contabilidade de gestão
Gestão estratégicas
Balanced scorecard
Accounting
Management accounting
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho tem como objectivo estabelecer a relação entre a estratégia e o Custeio Baseado nas Actividades (ABC, na sigla inglesa). Estamos no início de uma nova era, uma era económica, em que as actividades industriais de uma empresa criam valor mas já não acrescentam valor. Como e que o ABC pode responder a este problema? É o ABC uma moda ou uma necessidade real? A Contabilidade de Gestão está preparada para acompanhar a ênfase conferida ao alinhamento entre o planeamento da actividade e o ambiente de crescente competitividade? Muito embora desempenhe um papel importante na performance da empresa como instrumento de suporte à decisão não podemos esquecer que o objectivo da Contabilidade de Gestão só poderá ser atingido se todas as pessoas estiverem realmente envolvidas no processo desde a fase de formulação da estratégia até à fase da sua aplicação. A metodologia adoptada articula uma revisão bibliográfica sobre “o estado da arte" da temática em causa, com um estudo empírico, consubstanciado numa investigação de terreno, sob a forma de case study, a uma empresa do sector dos Sistemas e Tecnologias de Informação, a SINFIC, SA. O Case Study centra-se nos diagnósticos interno e externo da SINFIC, SA, como condição prévia para implementar o ABC, identificando as actividades consideradas estratégicas para o negócio e fazendo a ponte com as perspectivas do Balanced Scorecard (BSC). O estudo vem comprovar como o ABC articulado com o BSC são fundamentais para delinear e acompanhar a estratégia da empresa num contexto empresarial de constante mudança. ***/ABSTRACT The aim of this thesis is establish a connection between strategy and Activity Based Costing - ABC. We’re at the beginning of a new age, an economic one, in which the industrial activities of a company create value but no longer create added value. How ABC can be an answer to this problem? ls ABC a fashion or a real need? Is Management Accounting ready to accomplish the increasing emphasis on aligning information activity planning with competitively growth? Ln spite of having an important role in the company's performance as a support decision we don’t must forget that his main purpose only can be achieved if all persons are real involved in the whole process since strategy formulation till action. The methodology adopted's connecting a vast bibliographic research about ABC/BSC “art state” with an empiric study based on SINFIC internal and external strategic diagnostics. The Case Study goal`s verifying steps for ABC implementation showing us core business activity’s and its connection with Balanced Scorecard. Concluding, the relation between ABC/BSC is an important piece to understand accomplishment of management strategy in a permanent environmental change’s.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15748
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Sidalina Maria dos Santos Gonçalves - Tese de Mestrado - 156 927.pdf26.28 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois