Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15711
|
Title: | Gestão do conhecimento: a 3ª era da idade da informação, delimitação conceptual e exemplo de aplicação |
Authors: | Candeias, João Carlos Dinis |
Advisors: | Zorrinho, José Carlos Dôres |
Keywords: | Gestão Gestão da informação Sistemas de informação |
Issue Date: | Nov-1999 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Introdução - Vivemos numa nova Era. Muitos dos conceitos vulgarmente aceites têm que ser revistos. A mudança passou a ser uma constante. O crescimento das organizações deixou de ser planeado e linear. A informação é infinita e não conhece fronteiras. A capacidade de obter novos conhecimentos e de os conseguir gerir é a chave do êxito nesta nova Era. A Gestão do Conhecimento é um tema actual, do qual muito se fala mas pouco se sabe. O seu estudo constitui um desafio, um objectivo aliciante para explorar. Defende-se nesta tese que gerir o conhecimento representa uma verdadeira revolução - pela transformação que vai provocar - na maneira como vemos as organizações, no modo como estas são geridas e como interagem com as pessoas que nelas trabalham. Os conceitos a aplicar nesta nova Era ainda estão pouco consolidados e o tema é complexo. O conhecimento relaciona-se em maior ou menor grau com todos os aspectos do funcionamento de uma organização. Deriva das mentes humanas, herdando delas a sua complexidade e a sua imprevisib' 'dade. É uma mistura difícil de definir, um conceito muito mais complexo que os dados ou mesmo a informação, mas também muito mais abrangente. Coloca-se então a questão, é possível gerir algo assim? Como gerir algo tão complexo? São estas as questões principais a que vou procurar responder delimitando os conceitos e aplicando-os a uma situação concreta. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15711 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|