Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15705
|
Title: | Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada - Ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol dos ensinos básico e secundário |
Authors: | Almas, Luís Miguel Gavelas |
Advisors: | Costa, Paulo Jaime Lampreia |
Keywords: | Educação Professor Aluno Competência Competência comunicativa Plurilinguismo Ensino-aprendizagem Planificação Avaliação Relação pedagógica Prática reflexiva Education Teacher Student Competence Communicative competence Plurilinguism Teaching/learning Planning Assessment/evaluation Pedagogical relationship Reflexive practice |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de
Ensino Supervisionada, do Curso de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do
Ensino Básico e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário, especialidade
em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de
Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário.
Constitui uma reflexão sobre as práticas educativas levadas a cabo durante o ano
letivo 2011/2012, na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, na
lecionação da disciplina de Espanhol. O relatório inicia-se com um enquadramento
teórico em que se tecem algumas considerações sobre os principais documentos
orientadores da Educação e do ensino das línguas estrangeiras em Portugal. Segue-se a
reflexão crítica sobre a prática docente, em que se reflete essencialmente sobre a
dimensão do ensino e da aprendizagem, passando pela preparação e execução das aulas,
sobre a participação na Escola e a relação com toda a comunidade educativa e ainda
sobre a dimensão de desenvolvimento profissional; ABSTRACT: The present report was produced within the frame of the supervised Practical
Curricular Teaching Unit of the course to achieve the MA. degree in Teaching
Portuguese in the 3rd cycle of Basic Schools and Teaching Spanish/French in the Basic
and Secondary Schools, focus on Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic and
Secondary Schools and Teaching Spanish in Basic and Secondary Schools.
In its essence, the report comprises a reflexion on the educational performance
carried out over the school year 2011/2012 at Mouzinho da Silveira Secondary School,
Portalegre, in the classes of Spanish. The report opens supplying a theoretical
background in which considerations are made on the most relevant guiding documents
on Education and the Teaching of foreign languages, in Portugal. A critical reflexion on
the teaching performance ensues in which the focus falls mainly upon the
teaching/learning process, the performance in class, on the participation of school life
and the relationship with the whole of the school community, extended to the frame of
professional development. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15705 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|