Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15702

Title: A presença do conjuntivo nas orações adverbiais: o papel do sistema formal de ensino na aquisição das concessivas e condicionais
Authors: Raposo, Célia Guiomar da Conceição Violante
Advisors: Gonçalves, Fernanda Maria Ribeiro
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho de investigação pretende ser uma contribuição para o estudo do modo conjuntivo em orações subordinadas adverbiais, nomeadamente nas estruturas concessivas e condicionais, a partir do desempenho de sujeitos que frequentam os vários ciclos do ensino básico: 4º ano de escolaridade (grupo A), 6º ano (grupo B) e 9º ano (grupo C), comparando-o com o desempenho do grupo de controlo, constituído por adultos licenciados (grupo D). Para tal foram elaborados testes de juízos de gramaticalidade e produção (correcção das frases agramaticais), completamento de frases com as formas verbais mais adequadas (tempo e modo) e ordenação de palavras, de forma a constituir frases (concessivas e condicionais) correctas. Por outro lado, foi igualmente aplicado um teste de produção espontânea, em que os sujeitos tinham de elaborar um conto a partir de uma estrutura apresentada (guião). Esta metodologia visa testar: (i) as propriedades das conjunções/locuções conjuncionais e a selecção do modo; (ii) as relações temporais entre a oração subordinante e a oração subordinada; (iii) a posição das orações concessivas/condicionais na frase. A descrição e a análise comparada dos dados obtidos nos vários grupos de sujeitos permitiram-nos retirar algumas conclusões, a destacar: (i) nos testes de juízos de gramaticalidade o grupo A foi o que demonstrou mais dificuldades na identificação de frases gramaticais/agramaticais e, consequentemente, na sua correcção (produção); (ii) em relação ao complemento de frases, não houve grandes dificuldades na aplicação do modo conjuntivo, embora o grupo A manifestasse alguma preferência pelo modo indicativo mas, por outro lado, os sujeitos nem sempre aplicaram o tempo verbal correcto; (iii) quanto à posição das subordinadas adverbiais na frase, os resultados são homogéneos, uma vez que todos os grupos optaram pela construção das orações adverbiais, quer à direita quer à esquerda da oração subordinante, havendo, no entanto, alguma tendência para privilegiar a posição inicial; ABSTRACT:The subjunctive into adverbial clauses: the importance of school into concessive and conditionals clauses acquisition. This research work is a contribution to the study of the subjunctive into adverbial clauses, mainly concessive and conditional ones, from Portuguese children performance, between 9 and 15 years old and adults too. There are four groups in this study: group A [9;10-10;07] year olds, group B [11;08-12;03], group C [14;09-15;07] and group D (adults). There were built judgment of grammaticality and production tests, completing sentences with appropriate verb forms and ordering words to built correct sentences, using concessive and conditional clauses. It was also applied a spontaneous production test, in which students had to write a story from given instructions. These tests pretend to assess: (i) the properties of conjunctions/conjunctive phrases and mode selection; (ii) temporal relations between the main clause and the subordinate clause; (iii) the position of concessive and conditional clauses into the sentence. The results revealed some conclusions: (i) on the tests of grammaticality judgments, group A showed some problems in identifying grammatical/ungrammatical sentences and in their correction (production); when students had to complete sentences with appropriate verb forms, they hadn’t problems in applying the subjunctive, but group A showed some preference to use the indicative, although they not always applied the correct verb tense; (iii) on the test of ordering words to built correct sentences, children used the subordinate clause on the right or on the left of the main clause, but they tend to use it on initial position (on the left).
URI: http://hdl.handle.net/10174/15702
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese_CeliaRaposo_versao_final.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois