Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15631

Title: Estudantes dos PALOP da Universidade de Évora: do levantamento das dificuldades e necessidades à procura de soluções
Authors: Figueiredo, Maria Matos
Advisors: Santos, Marcos Olímpio Gomes dos
Keywords: Universidade de Évora
Estudantes africanos
Grupo minoritário
PALOP
LEAUE
Dificuldades
Necessidades
Adaptação
Integração
Cultura
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A tese de mestrado que aqui se apresenta, surge no sentido de contribuir para um melhor conhecimento das dificuldades e necessidades desse grupo minoritário inontário enquanto estudantes desta Universidade. O estudo seguiu como método de investigação ou estratégia metodológica o "estudo de caso", cuja unidade de análise foi "estudantes dos PALOP da Universidade de Évora". Para a recolha dos dados foi elaborado um questionário composto por dois blocos de perguntas fechadas e umbloco com uma pergunta aberta, que foi distribuído à todos os estudantes dos PALOP da Universidade de Évora. Alguns factos deste estudo foram observados directamente, e esta tarefa me foi facilitada pelo facto de eu ser parte integrante desse grupo de estudantes e estar em contacto permanente com eles. Para a análise dos dados foram combinadas a vertentes qualitativa e quantitativa. Este trabalho tem subjacente as seguintes seis perguntas de investigação colocadas no início deste estudo e que passo a mencionar: Quantos estudantes dos PALOP estão matriculados na Universidade de Évora? Quais as suas origens? Qual tem sido a evolução do número e origem destes estudantes? Que dificuldades académicas e extra académicas enfrentam? Quais são as suas necessidades decorrentes das dificuldades enfrentadas? Que propostas apontam para minimizar as dificuldades e necessidades identificadas? Quanto a sua organização e estrutura, esta dissertação está constituída por quatro capítulos, uma conclusão e os anexos. O primeiro capítulo denominado "Aspectos Metodológicos" reporta-se a metodologia utilizada ao longo do trabalho de investigação, ou seja, o método, tipo de estudo, às técnicas de recolha e tratamento dos dados, as perguntas de partida e os objectivos. Em relação à recolha de dados, a pesquisa bibliográfica e o inquérito por questionário formam as técnicas privilegiadas. O tratamento de dados baseia-se em estatísticas descritivas (aspecto quantitativo) e na análise de conteúdo (aspecto qualitativo). No segundo capítulo "Estado da Questão e Enquadramento Teórico Conceptual", é feita uma abordagem baseada em testemunhos de outros autores que efectuaram estudos semelhantes nesta área e, definem-se os conceitos principais utilizados nesta dissertação, tais como o "Conceito de Dificuldade" e o "Conceito de Necessidade". No terceiro capítulo "Enquadramento Empírico" é feita uma caracterização da cidade de Évora, da Universidade, dos cinco países que constituem os PALOP dos respectivos estudantes. No quarto capítulo "Apresentação e Análise dos dados recolhidos através do inquérito por questionário" faz-se a apresentação dos resultados obtidos e a sua análise. Os resultados obtidos resumem-se principalmente em dificuldades e necessidades de vária ordem. As dificuldades foram divididas em académicas extra académicas. /***Abstract - This Master's Degree thesis represent an attempt to provide a contribution towards a better understanding of the difficulties and needs experienced by the members of an ethnic minority who are also students attending courses at the University of Évora in Portugal. The case-study research method or methodological strategy was adopted and the study was targeted at University of Évora students from the five Portuguese-speaking African Countries - the PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). For the purposes of data collection, a questionnaire was drawn up comprising two sections with closed questions and one section with one open question, and this was distributed to a11 the PALOP students attending the University of Évora. Some direct observations were also made, which was facilitated by the fact that the author of this paper is a member of the target group and was mi constant contact with its members. The data was analyzed qualitatively and quantitatively. At the outset six basic research questions were raised: How many PALOP students are enrolled on courses at the university? Which countries do they come from? How has the number and origin of such students changed over time? What academic and extra-academic difficulties are experienced by these students? What are their needs in the light of the difficulties they face? What proposals can be made to minimize the difficulties and needs identified? The paper is organized in four chapters, plus a conclusion and an annex. Chapter one, entitled "Methodological Strategies", deals with the methodology used: method, type of study, data-collection and data-processing techniques, basic research questions, and objectives. The main instruments used for data collection were bibliographical research and a questionnaire based survey. Data processing involved a descriptive statistical approach (quantitative data processing) and content analysis (qualitative data processing). Chapter Two, entitled "State of the Art and Theoretical Conceptual Framework", features a presentation of the evidence provided by other writers who have carried out similar studies in this field, as well as a definition of the main concepts used in this paper, such as the "Concept of Difficulty" and the "Concept of Need". In Chapter Three, entitled "Empirical framework", there is a characterization of the city of Évora, its university, the five PALOP countries, and PALOP students. In Chapter four, entitled "Presentation and Analysis of Data Collected by Means of a Questionnaire-based Survey", there is a presentation and analysis of the results.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15631
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Matos Figueiredo - Tese de Mestrado - 170 143.pdf7.93 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois