Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15574

Title: Efeitos de dois tipos de treino- cardio-respiratório e combinado-na aptidão física de jovens adultas
Authors: Dias, João Nuno Roque Silva
Advisors: Marmeleira, José Francisco Filipe
Batalha, Nuno Miguel Prazeres
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho teve como principal objetivo estudar os efeitos de dois tipos de treino – combinado e cycling - na aptidão física de jovens adultas. Foram analisadas variáveis de composição corporal, força isocinética e capacidade cardio-respiratória. A amostra foi constituída por 65 raparigas com idades compreendidas entre os 18 e 28 anos que não participavam em programas de exercício à mais de um ano. As voluntárias foram distribuídas aleatoriamente por três grupos: 1) treino combinado (N=22) (treino cardio-respiratório e de força), 2) treino cardio-respiratório (N=22) (Cycling Indoor) e 3) grupo de controlo (N=21). Os grupos experimentais efectuaram os respectivos programas de treino durante 8 semanas, com 3 treinos semanais de 45 min cada. No final das 8 semanas, foram detectadas várias diferenças significativas inter-grupos para a força muscular. A análise post-hoc mostrou que o grupo que efectuou treino combinado melhorou de forma significativa em relação ao grupo de controlo ou ao grupo que efectuou treino cardio-respiratório em diversas variáveis de força muscular nos membros inferiores e superiores na avaliação isocinética a 60º e 180º. Não foram detetadas diferenças entre os grupos no final das 8 semanas na composição corporal e capacidade cardio-respiratória. Conclui-se que o treino combinado potencia a melhoria dos níveis de força muscular de jovens adultas, permitindo um efeito mais global sobre a aptidão física do que aquele obtido pelo treino cardio-respiratório; ABSTRACT:This paper’s main purpose was the study of the effects of two different types of training – cycling and combined – in the physical fitness of young female adults. Body composition variables, isokinetic force and cardio-respiratory ability were analyzed. The sample was constituted by 65 girls with ages between 18 and 28 years old, which did not participate in exercising programs for over a year. The voluntaries were distributed randomly by three groups: 1) combined training (N=22) (cardio-respiratory and strength); 2) cardio-respiratory training (N=22) (cycling indoor) and 3) control group (N=21). The experimental groups performed their training programs during eight weeks, with three weekly training sessions of 45 minutes each. In the final of the eight weeks, there were detected several important differences between the groups for the muscular strength. The post-hoc analysis revealed that the group which participated on the combined training improved significantly comparing to the results of the control group or the group that performed the cardio-respiratory training, in several variables of muscular strength in the inferior and superior members for the isokinetic evaluation at 60º and 180º. There weren’t detected differences between the groups in the final of the eight weeks training, concerning body composition and cardio-respiratory ability. Therefore, we can conclude that combined training enhances the improvement of muscular strength levels of young female adults, allowing a much more global effect over physical ability that the one provided by cardio-respiratory training.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15574
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Trabalho Final.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open
Indice Final.pdf230.97 kBAdobe PDFView/Open
Capa Tese Final.pdf70.69 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois