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Title: Design de comunicação e publicidade no jornal de Portalegre, A Rabeca. Um caso de estudo (1934 a 1944)
Authors: Trindade, Ana Isabel Realinho
Advisors: Leandro, Sandra
Keywords: Design de comunicação
A Rabeca
Estado Novo
Portalegre
História
Communication design
A Rabeca
New State
Portalegre
History
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo fazer um estudo e uma reflexão sobre os conteúdos gráficos do jornal de Portalegre, A Rabeca. Este trabalho centrar-se-á entre 1934 a 1944, dez anos referentes ao período histórico designado por Estado Novo. Ao longo da dissertação será abordada a época do Salazarismo, assim como a adaptação do jornal e a sua posição fase às condições económicas e sociais que se deparavam em Portugal e especificamente na cidade de Portalegre. Ainda que nesta época a definição de Design de Comunicação não existisse, já se aplicava há muito. Considerado um processo criativo para a construção de mensagens, já existente nesta época, temos como exemplo, o jornal A Rabeca. A questão colocada nesta dissertação será descobrir o benefício e a importância do Design de Comunicação, que já nesta época era tão relevante para a publicação de jornais. O primeiro capítulo será preenchido com um enquadramento histórico, onde se falará em termos sociais, económicos, culturais e também pontos que foram fulcrais e contribuíram para o desenvolvimento, tanto em Portalegre como em Portugal. Falar-se-á também sobre a importância do Design de Comunicação na sociedade entre 1934 a 1944 sobre a sua influência em Portugal e especialmente, as necessidades da sociedade para a intervenção do Design de Comunicação; ABSTRACT: This thesis aims to study and reflect on the graphical content of the newspaper Portalegre, A Rabeca. This work will focus between 1934-1944 ten years for the historical period known as the Estado Novo. Throughout the dissertation will be addressed to the time of Salazar, as well as the adaptation of the newspaper and its position phase to economic and social conditions they faced in Portugal and specifically in the city of Portalegre. Although this time the definition of Design Communication does not exist already applied there too. Considered a creative process for building messages, existing at this time, we have as an example, the newspaper A Rabeca. The question in this dissertation is to discover the benefits and importance of Communication Design, which at the time, was so relevant to the publication of newspapers . The first chapter will be filled with a historical framework, which speak in terms of social, economic, cultural and points that have been central to the development and contributed as much as in Portalegre in Portugal . Talk will also about the importance of Communication Design in society between 1934-1944 about its influence in Portugal and especially the needs of society for intervention Communication Design.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15500
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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