Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15476

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: criar laços de conhecimento, aprendizagem e afeto entre as crianças e a comunidade
Authors: Fanica, Tânia Raquel Grilo
Advisors: Folque, Assunção
Keywords: Interações
Comunidade
Família
Aprendizagens
Desenvolvimento
Interactions
Community
Family
Learning
Development
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e visa a obtenção do grau de mestre nos níveis de escolaridade referidos. Neste descrevo o projeto de investigação/intervenção desenvolvido nos contextos da Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A investigação visava, sobretudo, promover situações de interação das crianças com a comunidade que implicassem a partilha de conhecimentos, aprendizagens e afetos e promover relações baseadas em atitudes positivas. A metodologia utilizada contemplou a pesquisa bibliográfica com base em vários referenciais teóricos e a recolha e análise de dados. De modo a atingir os objetivos, planeei algumas propostas de interação com os agentes educativos referidos e propostas que contribuíam para o desenvolvimento social e conhecimento da cultura, assegurando também as restantes dimensões pedagógicas. A investigação levou-me a constatar que estas interações proporcionam o desenvolvimento das crianças a nível social e cognitivo e que é fundamental assegurar a Sustentabilidade Cultural e Social para estabelecerem relações positivas; Abstract: This report comes within the Stage Master of Preschool Education and Teaching in the 1st cycle of Primary Education and it is designated to obtain the Master degree in the referred educational levels. In this report I describe the investigation/ intervention project developed in the contexts of Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Teaching in the 1st cycle of Primary Education. The objective of investigation is to promote situations of interaction between children and the community that involve knowledge, learning and affection sharing and to promote relationships based on positive attitudes. The methodology used involved the bibliographic research using several theoretical references and the collection and analysis of data. In order to achieve these objectives, I plan some proposals of interaction between the referred educational agents and proposals that contributed to the social development and cultural knowledge, ensuring the remaining pedagogical dimensions. With this investigation I conclude that these interactions provide the children’s social and cognitive development and it is essential to ensure the social and cultural sustainability in order to create positive relationships.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15476
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico - Criar laços de conhecimento, aprendizagem e afeto.pdf6.22 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois