Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15403
|
Title: | Relatório de prática de ensino supervisionada realizado no agrupamento vertical nº 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria |
Authors: | Braz, Carlos Manuel Portela |
Advisors: | Marmeleira, José |
Keywords: | Educação física Modelos de planeamento Destrezas do professor Processo ensino-aprendizagem Physical education Planning models Teacher skills Teaching learning process |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O objectivo deste relatório consiste na reflexão sobre a prática de ensino supervisionada ao longo do ano lectivo 2009/2010. A componente científica está presente ao longo do relatório e suporta toda a reflexão sobre o trabalho desenvolvido nas instituições escolares. No decorrer deste relatório são destacadas as seguintes temáticas: modelos de planeamento; características do ensino das matérias; destrezas do professor; promoção da saúde; avaliação das matérias; projectos desenvolvidos em participação na escola; desenvolvimento profissional.
Conclusões: O modelo de planeamento por etapas favorece a aprendizagem dos alunos a longo prazo. O modelo de planeamento por blocos por apresentar uma organização mais simples poderá obter melhores resultados nos primeiros anos de ensino. Na abordagem às matérias deve existir uma diferenciação entre jogos desportivos colectivos e modalidades individuais. A instrução e feedback devem acompanhar a dinâmica das matérias que se lecciona. Um foco externo parece favorecer a abordagem dos jogos desportivos colectivos. Por sua vez o foco interno parece favorecer as modalidades de cariz individual; ABSTRACT: The purpose of this report is to reflect over the supervised educational practice developed during the 2009/2010 school year. The scientific role dimension is present throughout the report and support the reflection on the work in schools. Throughout this report are to highlight the following topics: planning models, characteristics of teaching approach, teacher's skills, health promotion, evaluation , projects developed in school participation, professional development
Conclusions: Stage planning model favors students' learning in the long term. The block planning model by presenting a simpler organization is appropriate for younger students. Taking the education approach the issues should try a differentiation between collective sports games and individual sports. The instruction and feedback should follow the dynamics of the classes that we teach. An external focus promotes the collective approach to sports games. Otherwise the internal focus seems to favor arrangements of individual sports. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15403 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|