Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15396

Title: Do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico: expectativas, vivências e experiências - a transição pela voz das crianças
Authors: Silva, João Carlos Rodrigues da
Advisors: Melo, Madalena
Keywords: Transições escolares
Desenvolvimento humano
Pré-escolar
1º Ano
Ensino básico
School transitions
Human development
Preschool
First grade
Elementary school
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A transição entre o pré-escolar e o 1º ano do ensino básico, enquanto uma das primeiras e mais importantes transições de vida e de desenvolvimento do ser humano, surge associada a um misto de expectativas, sentimentos e experiências, capaz de influenciar todas as transições futuras. Neste estudo, com o objectivo de compreender as expectativas, vivências e experiências desta transição, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a 12 crianças do pré-escolar e 25 do 1º ano do ensino básico (37 crianças). As respostas foram analisadas a partir do software QSR NVivo 7, meio para a construção das respectivas grelhas análise de conteúdo. Os resultados desta investigação permitem corroborar a acentuada descontinuidade entre os dois níveis descrita na literatura - as crianças do pré-escolar apresentaram algum desconhecimento e expectativas desajustadas sobre o que vai acontecer com a entrada na escola e uma perspectiva mais simples da mesma; já as crianças de 1º ano descrevem mais claramente o seu confronto com a realidade, embora revelassem algum “medo” do desconhecido e alguma ansiedade, particularmente nos primeiros dias de escola. Espera-se, assim, contribuir para a promoção das oportunidades oferecidas pelas transições (escolares), encurtando o fosso entre o pré-escolar e a escola, através de intervenções e estratégias psico-educativas adequadas; ABSTRACT: The transition between preschool and first grade of basic education as one of the first and most important transitions of life and human development is associated with a mixture of expectations, feelings and experiences that can influence all future transitions. In this study, in order to understand the expectations and experiences of this transition, semi-structured interviews were held to 12 children from pre-school and 25 in the 1st grade of primary school (37 children). The answers were analyzed using the software QSR NVivo 7, as a way to construct the corresponding content analysis grids. The results of this investigation prove the sharp discontinuity between the two levels described in the literature - preschool children showed they were wrongly informed and they had inappropriate expectations regarding what will happen when entering school, and a simpler perspective of the same. On the other hand 1st year children describe more clearly the confrontation with reality, but reveal some "fear" for the unknown and some anxiety, particularly on the first days of school. It is expected, in order to help to promote the opportunities offered by the transitions (school), shortening the gap between preschool and school, through appropriate interventions and proper psycho-educational strategies.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15396
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação Final João Silva.pdf6.02 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois