Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15307

Title: A estrutura modular dos cursos profissionais: um estudo de caso múltiplo
Authors: Nabeiro, Maria Filomena Garcia
Advisors: Cid, Marília
Nico, Lurdes Prata
Keywords: Construtivismo
Desenvolvimento profissional
Diferenciação pedagógica
Estrutura modular
Individualização e melhoria eficaz
Construtivism
Curriculum differentiation
Individualization
Modular structure
Professional development and school improvement
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os cursos profissionais criados no fim dos anos 80 do século XX e introduzidos nas escolas secundárias em meados da última década adotaram a estrutura modular na organização da formação. Assim, o presente estudo pretendeu investigar de que modo escolas profissionais e escolas secundárias públicas desenvolveram os princípios da estrutura modular dos cursos profissionais, procurando detetar semelhanças e diferenças entre elas. A investigação enquadra-se numa perspetiva humanista-interpretativa, envolvendo um estudo de caso múltiplo constituído por duas unidades de análise. A recolha de dados socorreu-se da entrevista, do painel, da observação não participante e da análise documental, tendo os dados sido tratados por análise de conteúdo. Entre as principais conclusões, limitadas aos casos estudados, destacam-se as seguintes: i) a estrutura modular atual limita as possibilidades quer de individualização do percurso quer de diferenciação pedagógica, contribuindo para manter um ensino essencialmente homogéneo e uniforme; ii) as escolas desvalorizam as potencialidades da avaliação formativa, autorreguladora e participada pelos alunos, insistindo num modelo de apoio pedagógico pouco eficaz; iii) entre as escolas secundárias públicas e as escolas profissionais há mais semelhanças do que diferenças na implementação da estrutura modular; ABSTRACT: Professional courses, created in the late 1980s and introduced in secondary schools in the middle of the last decade, adopted a teaching modular structure. Thus, this dissertation aimed to investigate how professional schools and secondary schools have appropriated and developed the principles of the modular structure, looking for similarities and differences between them. The research is based on a humanistic-interpretative perspective, involving a multiple case study, consisting of two units of analysis. Data collection made use of interviews, nonparticipant observation and document analysis. The data were processed by content analysis. Among the main findings, limited to the cases on study, we highlight: i) the current modular structure limits the possibilities of individualization and curriculum differentiation, helping to maintain a homogenous and uniform instruction; ii) schools devalue the potential of formative self regulatory assessment, participated by students, insisting on an inefficient model of pedagogical support; iii) there are more similarities than differences between the secondary and professional schools.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15307
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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