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http://hdl.handle.net/10174/15236
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Title: | Objectivo: desempenho - caracterização dos objectivos do SIADAP na DGAJ no ano 2007 |
Authors: | Frazão, Ricardo José da Silva |
Advisors: | Santos, Nuno Rebelo dos |
Keywords: | Avaliação de desempenho Objectivos SIADAP DGAJ Performance appraisal Objectives SIADAP DGAJ |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O processo de avaliação de desempenho é um dos mais importantes momentos do
ciclo de vida de uma organização. É um processo de identificação, observação,
mensuração e desenvolvimento dos recursos humanos das organizações (Dessler,
Griffiths & Lloyd-Walker, 2004). A definição de objectivos é um dos processos centrais
da avaliação de desempenho.
O objectivo deste trabalho centrou-se na identificação e caracterização dos objectivos
de desempenho para o ano de 2007 numa direcção-geral da administração pública.
Dividimos os objectivos em categorias como desempenho / aprendizagem; melhoria /
inovação ou individuais / departamentais / organizacionais. Os dados foram analisados
com o software de análise qualitativa, o NVivo 7.
Os resultados mostram que predominam objectivos de desempenho em detrimento
dos objectivos de aprendizagem; que dominam as melhorias incrementais sobre as
radicais; que as tarefas individuais se sobrepõem às grupais ou departamentais. Serão
apresentados ainda resultados quanto a outras características dos objectivos e
interpretados à luz das propostas teóricas existentes na literatura. Implicações para a
prática serão igualmente discutidas; ABSTRACT: The whole performance appraisal process is one of the most important moments in the
organizational lifecycle. It’s a process of identification, observation, measurement and
development of the organization’s human resources (Dessler, Griffiths, & Lloyd-Walker,
2004). The goal setting in one of the core processes in performance appraisal.
The objective of this study was to identify and describe the performance evaluation of
the workers of a general-direction of the public administration. We divided the goals in
different categories, like performance / learning; improvement / innovation or individual / group / organizational. The data were analyzed with the NVivo 7 software for
qualitative studies.
Results show that the performance goals are more significant than learning goals; the
incremental changes are more frequent than the radical changes; the individual tasks
overcome both grupal and departamental tasks.
Other results, reporting to different objectives categories will be presented and
interpreted in light of the existing theorical proposals. Practical implications will also be
discussed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15236 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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