Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15197
|
Title: | A expressão motora e a educação para a cidadania na educação pré-escolar |
Authors: | Alegria, Fernanda dos Santos |
Advisors: | Pomar, Clarinda Banha |
Keywords: | Educação pré-escolar Expressão motora Educação para a cidadania Valores Pre-school education Physical education Citizenship education Values |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente dissertação aborda a importância dos benefícios da prática da expressão motora na educação pré-escolar, em geral e na educação para a cidadania, em particular. Através de entrevistas semi-estruturadas inquirimos vinte docentes (dez educadores e dez professores) com o objectivo de: i) analisar a importância que estes/as atribuem à expressão motora no desenvolvimento da criança, em geral, e no desenvolvimento de valores e atitudes edificadoras de uma educação para a cidadania e ii) compreender as práticas pedagógicas destes/as docentes consonantes com o desenvolvimento da cidadania e da equidade de género. A análise de conteúdo categoria I temática permitiu-nos concluir que os/as docentes consideram a expressão motora com um papel fundamental no desenvolvimento integral e harmonioso da criança e vastas potencialidades no desenvolvimento da educação para a cidadania. Os resultados indicam que os/as docentes têm noção dessa responsabilidade e que a sua prática suportada por uma planificação cuidada e reflectida beneficia esse desenvolvimento; ABSTRACT: This thesis addresses the importance and the benefits of the practice of physical education in pre-school education in general and citizenship education in particular.
Through semi-structured interviews, there were inquired twenty teachers (10 infant teachers and 10 Physical education teachers) with the aim of: i) analyzing the importance of they attach to the physical education in child development, in general and in the development of citizenship attitudes in particular, and ii): understanding the pedagogical practices of these teachers in order to develop the citizenship and gender equality.
The content analysis of thematic category allows us to conclude that teachers consider that the physical education play a key role in fu" and harmonious development of children and recognize their enormous potential to develop education for citizenship as well.
The results indicate that the teachers are aware of this responsibility ant that their practice supported by a careful, thoughtful planning benefits this development. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15197 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|