Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15158
|
Title: | Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem |
Authors: | Arco, Helena Maria de Sousa Lopes Reis do |
Advisors: | Silva, Carlos Alberto da |
Keywords: | Enfermagem Ensino clínico Évora (Portugal) |
Issue Date: | Feb-2003 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | As características particulares da formação em enfermagem requerem da parte dos responsáveis pela mesma uma intervenção no sentido de proporcionar a todos os que dela usufruem uma abordagem promotora do desenvolvimento de competências, onde o saber prático cresça sustentado num saber teórico. É nesta perspectiva e em resposta aos novos desafios, que a cooperação escola/organizações de saúde surge como paradigma emergente à formação em enfermagem, nomeadamente no contexto do ensino clinico, onde o equilíbrio dinâmico entre teoria e prática é essencial. Sabendo que a cooperação organizacional não pode ser entendida à margem dos actores que a operacionalizam, interessou-nos nesta investigação conhecer as lógicas e estratégias pelas quais professores e enfermeiros modelam as suas orientações em ensino clinico. Pretendendo compreendê-los como actores, que desenvolvem o seu trabalho e que se confrontam no seu dia-a-dia com dificuldades, para as quais mobilizam estratégias tendo em conta os seus próprios objectivos e finalidades, realizámos um estudo qualitativo, configurando como estratégia de pesquisa o estudo de caso. /*** Abstract - The particular features of the training in nursing require from the ore responsible a great leal of intervention. There is a need of promoting and developing competence in a practical way based in theoretical knowledge. It is in this perspective, and in an answer to new challenges, that the cooperation between the nursing school and the health organizations is emerging as a paradigm of training in nursing. In the clinical teaching context this aspect of dynamic balance between theory and practice is very essential. Taking in to account that a structured cooperation cannot work without the participation of the main subjects who deals activity whit it, we ware interested, in this investigation, to know the logics and strategies that the teachers and the nurses use as their guidance in the clinical teaching. Trying to understand them as main subjects, who develop their work and face daily with difficulties, mobilizing strategies taking in to their minds proper objectives and targets, we did a qualitative study, putting as research strategy the case study. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15158 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|