Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15136

Title: Estilos parentais e competências sociais - estudo exploratório com crianças e jovens em acompanhamento terapêutico
Authors: Barahona, Helena Isabel Louro de
Advisors: Candeias, Adelinda
Keywords: Parentalidade
Estilos parentais
Competências sociais
Parenting
Parenting styles
Social skills
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Nos dias de hoje as funções parentais têm vindo a modificar-se originando o interesse e a preocupação dos diversos investigadores. É neste sentido e compreendendo a grande relevância da temática da parentalidade e o que esta pode influenciar que nos propomos realizar este trabalho. Com este estudo propomos descrever a relação entre os estilos parentais, as competências sociais e a relação entre algumas variáveis sóciodemográficas, género, escolaridade, idade, situação profissional actual e estado civil. O estudo incide sobre uma amostra de crianças/jovens em acompanhamento terapêutico (N=28), tendo sido aplicados os instrumentos de avaliação: Inventário de Estilos Parentais (IEP) e Prova de Avaliação de Competências Sociais/Situacionais para Crianças (PACS). Os resultados sugerem que as variáveis se relacionam entre si através da influência das práticas parentais, os pais utilizam um determinado estilo parental e consequentemente este estilo irá influenciar os comportamentos e atitudes das crianças, isto é, as competências das crianças; ABSTRACT: Nowadays parents functions have been changing and originating the interest and concern of several researchers. It’s in this way and understanding the great relevance of parenthood thematic and they can influence that we propose to realize this work. With this study we propose to describe the relation between parenting styles, social skills and the relation between certain demografic variables, gender, education, age, marital status and current professional situation. The study focuses on a sample of children/young people in therapeutic followup (N=28) being applied avaluation instruments: Parental Style Inventory (IEP) and Proof of Assessment of Social Skills/Situational for Child (PACS). The results suggest that the variables relate to one another through the influence of parenting practices, parents use a particular parenting style and therefore this will influence the behaviors and attitudes of children. that is, children’s skills.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15136
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação_Helena Barahona.pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois