Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15109

Title: Formação inicial de professores de biologia e geologia: percepções dos professores estagiários sobre o currículo e sobre o estágio pedagógico
Authors: Vaz, Adelaide do Rosário Caetano Pinto Neto
Advisors: Neto, António J.
Keywords: Ensino das ciências
Formação inicial de professores
Estágio pedagógico
Professor reflexivo
Science teaching
Initial teacher training
Placement teaching practice
Thinking teacher
Issue Date: 2000
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Num contexto de rápidas e profundas alterações, em que a sociedade evolui a um ritmo vertiginoso, com inestimáveis repercussões no meio escolar, impõe-se uma formação de professores (em especial, uma formação inicial) que vise a preparação de profissionais proficientes, capazes de cumprir o grande objectivo de uma educação que se pretende de qualidade: preparar os jovens de hoje para vencerem os desafios do amanhã. É urgente, pois, proceder-se a uma profunda e cuidada reflexão acérca das práticas que, no domínio da formação de professores (neste caso, inicial), se têm vindo a desenvolver. A presente investigação refere-se a um estudo delineado, precisamente, com o objectivo de investigar as percepções dos professores estagiários dos cursos de formação inicial de professores de Biologia e Geologia de todas as universidades públicas portuguesas, acerca do currículo e do funcionamento dos respectivos cursos, em particular do estágio pedagógico. A dissertação é configurada por duas vertentes: uma vertente de investigação teórica, na qual se apresenta o quadro conceptual do estudo, construído a partir da revisão de literatura efectuada; uma vertente empírica, onde se apresenta a contextualização e descrição metodológica do trabalho de campo e onde se procede à apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos. A postura metodológica que advogamos recusa antagonismos, preconizando antes a complementaridade entre procedimentos de pesquisa quantitativos e procedimentos qualitativos tendo-se, por isso, recorrido a métodos de triangulação metodológica (questionário, entrevista semi-estruturada e, pontualmente, diários de aula). Os resultados obtidos apontam, genericamente, para a necessidade de uma formação académica mais prática e mais contextualizada, mais adaptada, em suma, à realidade existente. O estágio pedagógico, em particular, parece ter-se afirmado como um contributo indispensável na formação de professores, tendo sido elevado o grau de satisfação global quanto à formação proporcionada durante este período de formação e ao modo como o mesmo decorreu, muito embora tenham sido apresentadas pertinentes propostas de reformulação. Uma delas prende-se com a necessidade de uma melhor definição de parâmetros no que diz respeito á avaliação e aos respectivos instrumentos de suporte. A vocação parece ter sido o principal factor que levou a maioria dos inquiridos a optar pela profissão docente, tendo sido elevada a percentagem de questionados a quem a profissão parecia agradar. Só um reduzido número de professores estagiários admitiu, aliás, uma eventual mudança de profissão. *** -Abstract - In a context of rapid and profound change in society, which is developing at a giddy pace, the impact on education is inestimable. Therefore, teacher training (especially initial training) must be provided which is capable of producing proficient individuals who can achieve the overall objective of the quality education system we are aiming at: to prepare today's young people for the challenges of tomorrow. There is therefore an urgent need for deep and careful thought on practices which have been developed in the field of teacher training (in this case, initial training). The objective of this study is to research the perceptions of placement teachers who are engaged in initial training courses for Biology and Geology teachers at all the state universities in Portugal regarding the curriculum and the course itself, and in particular teaching practice on placement in schools, as part of the course. There are two aspects to the dissertation: theoretical research, in which the conceptual framework for the study is presented, based on reading of the literature in the field; and empirical study, in which the contextualization and methodological description of field work is presented and the results are detailed, examined and discussed. The proposed methodology avoids taking an openly negative stance, rather seeking complementarity between quantitative and qualitative research procedures; therefore methodological triangulation methods have been used (questionnaire, semi-structured interview, and lesson diaries). The results obtained point to the need for academic training of a more practical and more contextualized nature, in short, the kind of training which is better adapted to the situation as it exists in schools. Placement teaching practice, in particular, seems to have been shown to provide an essential contribution to teacher training, demonstrated by the degree of overall satisfaction as regards training provided during placement and the way in which this was carried out, although pertinent proposals were made for alterations to the training scheme. One of these pointed out the need for a better definition of parameters regarding assessment and assessment tools. Vocational reasons are the most common factor leading interviewees to choose teaching as a career, and a high proportion of them enjoyed teaching. A small number admitted that they may give up teaching and seek a new career.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15109
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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