Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15107

Title: Estudo exploratório do processo comunicacional numa escola secundária
Authors: Mendes, Luís Filipe Pina
Advisors: Gordillo, Isabel Cuadrado
Keywords: Avaliação
Comunicação
Coordenação
Desenvolvimento
Gestão
Instituição
Posturas epistémicas
Processo comunicacional
Issue Date: Sep-2002
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Ao longo da experiência adquirida, nomeadamente, com as diferentes concepções e problemática inerentes á implementação das reformas educativas que, nos últimos doze anos, têm assolado o ensino em Portugal, identificou-se, como um dos principais problemas subjacentes ao funcionamento da instituição escolar (senão o principal), a dificuldade que esta tem revelado em assegurar o seu próprio desenvolvimento e actualização. Caso a escola viesse a desenvolver uma tal dinâmica de funcionamento interno poderia acompanhar (e, porque não, promover) o próprio desenvolvimento social, de uma sociedade que cada vez mais se caracteriza por uma rápida e contínua mudança' técnico-científica, mas uma lenta progressão social (holisticamente falando) para a generalidade dos seus indivíduos. Foi no sentido de contribuir para a minimização deste problema, neste estudo assumido como uma finalidade, que, de forma modesta e indirecta, o presente estudo foi perspectivado. Quer a diversificada experiência profissional própria quer a intensa pesquisa bibliográfica realizada, nomeadamente, durante a frequência da componente curricular do presente curso de Mestrado, forneceram importantes pistas sobre a possibilidade de um dos aspectos mais fortemente condicionantes da perseguição de tal finalidade, se constituir no modelo de Processo Comunicacional e respectivas características específicas, vigente na generalidade das escolas nacionais. Neste sentido, admitindo a hipótese de uma significativa quota-parte de responsabilidade no problema, ser inerente ao modelo de Processo Comunicacional vigente no seio da instituição escolar, a presente investigação propôs-se identificar quais os principais modelos teóricos do referido processo, para, após a selecção do mais adequado á instituição em causa, encetar uma primeira aproximação do modelo teórico encontrado á situação real do diagnóstico do Processo Comunicacional, de âmbito profissional, vigente numa escola secundária'. Para encetar tal desiderato, surgiu a necessidade de domínio de um corpo teórico vasto e diversificado, com principal incidência na actualização dos conhecimentos nas áreas da psicologia, sociologia e das metodologias de investigação em Ciências Sociais (parcialmente desenvolvida durante a frequência da componente curricular do presente Curso de Mestrado), que permitisse o desenvolvimento da investigação exploratória do diagnóstico do modelo de Processo Comunicacional vigente numa escola secundária específica. Tratando-se de um estudo exploratório, visou-se, principalmente, testar a implementação de um corpo metodológico de investigação no âmbito considerado a fim de proceder à avaliação das respectivas características, potencialidades de limitações, por forma a que tal pudesse vir a constituir um apoio a outras investigações de natureza semelhante ou complementar. Teoricamente é de admitir a existência de casos de escolas a funcionar segundo um modelo de Processo Comunicacional adequado ao contexto em que se inserem, no entanto, não só tal não deverá constituir a regra, como será de admitir que, só através de uma avaliação fundamentada e sistemática será possível a introdução de alterações futuras consequentes e, à custa destas, vir a alcançar um funcionamento da instituição escolar em geral, capaz de contribuir para a promoção da sua capacidade de autodesenvolvimento e para o desenvolvimento da sociedade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15107
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Luís Filipe Pina Mendes - Tese de Mestrado - 132 521.pdf15.83 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois