Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15103

Title: A Internet como instrumento de pesquisa de informação: contributos para o trabalho de projecto na educação
Authors: Santa, Luís Filipe Mexia silva
Advisors: Chagas, Maria Isabel Seixas da Cunha
Keywords: Internet
Educação em ciência
Trabalho de projecto
Issue Date: Sep-2001
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Com a presente investigação, pretendeu-se, fundamentalmente, compreender o que acontece quando se introduz a Internet, enquanto instrumento de pesquisa de informação, no processo ensino/aprendizagem, através de uma metodologia de trabalho de projecto (na organização da aula, nas interacções entre os intervenientes, nos alunos, nos professores, nos recursos, nos trabalhos produzidos e no processo de produção destes). Desta forma, depois de analisados os resultados de um estudo piloto prévio, solicitou-se a alunos de uma turma de 10.°ano, de uma Escola Secundária do Centro de Área Educativa do Alentejo Central que, aplicando a metodologia de trabalho de projecto e em grupo cooperativo, desenvolvessem trabalhos, tendo por base pesquisas efectuadas na Internet, relativos aos temas Planetologia e Enzimas. Como principais técnicas de recolha de dados utilizaram-se a observação de aulas em que os alunos pesquisaram a informação para o desenvolvimento dos seus projectos, a análise dos trabalhos resultantes dos projectos desenvolvidos e entrevistas aos alunos alvo do estudo principal. Entrevistou-se, também, a professora da turma, um dos professores de informática e um dos membros do executivo da Escola. A análise dos dados consistiu, basicamente, na análise de conteúdo das descrições das aulas, dos trabalhos e das transcrições das entrevistas. As conclusões obtidas apontam para o facto de a Internet (integrada no trabalho de projecto) constituir para os alunos um atraente instrumento de pesquisa de informação, caracterizada por ser vasta, actualizada e relevante. A sua utilização altera significativamente os parâmetros, objecto da investigação. De entre as alterações verificadas destacam-se o desenvolvimento de capacidades de selecção e processamento de informação, o aumento da motivação dos alunos, e os papéis desempenhados pelos diferentes intervenientes na sala de aula. Identificaram-se as ideias e as atitudes dos alunos em relação à utilização educativa da Internet e à metodologia de trabalho de projecto.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15103
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Luís Filipe Mexia Silva Santa - Tese de Mestrado - 122 613.pdf9.41 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois