Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15061

Title: Contributos para a construção do conhecimento do futuro professor de biologia: um estudo no âmbito da nutrição e respiração das plantas
Authors: Carola, Maria Helena Rijo
Advisors: Neto, António José dos Santos
Keywords: Ensino-aprendizagem das ciências
Concepção científica
Concepção alternativa
Nutrição e respiração das plantas
Reflexão
Professor reflexivo
Science teaching-learning
Scientific conception
Alternative conception
Nutrition and breathing of plants
Reflection
Reflexive teacher
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Resultados de muitos anos de investigação indicam que a maioria dos indivíduos possui ideias pessoais e muito persistentes acerca de uma variedade de tópicos, que genericamente se poderão designar por concepções alternativas, em oposição a uma série de noções e ideias veiculadas pela escola, as chamadas concepções cientí rcas. A linha de investigação sobre concepções alternativas continua a ter por objectivo estudar não só as concepções alternativas dos alunos, mas também as evidenciadas por projectos curriculares, por livros e por professores, sendo, para além do que acontece noutras áreas de ciências, já considerável o número de estudos dedicados a diversos tópicos biológicos. Decidimos, nesse sentido, e numa área ainda não muito explorada em Portugal, investigar as concepções científicas e alternativas que pudessem manifestar alunos do ensino superior e professores iniciantes/estagiários. Para tal, seleccionámos dois temas consensualmente considerados de dificil abordagem em qualquer grau de ensino: a Nutrição e a Respiração das Plantas. A investigação traduziu-se também numa actividade reflexiva promovida junto de professores estagiários, tornando possível compreender até que ponto a reflexão-na-acção, a reflexão sobre-a-acção e a reflexão sobre a reflexão-na-acção se podem traduzir num conhecimento pedagógico dos conteúdos especfficos do futuro professor de Biologia, mais efectivo e promotor do seu desenvolvimento enquanto construção de um conhecimento pessoal e profissional. Da análise dos dados obtidos, foi possível concluir que, de um modo geral, as concepções científicas e alternativas evidenciadas nos grupos investigados pareciam ser diferentes nalguns casos, mas bastante idênticas noutros. Mais do que as diferenças, parece-nos ser de relevar os traços comuns entre as concepções alternativas identificadas, sendo disso exemplo a sua natureza eminentemente pessoal, o seu carácter observável, o seu carácter particular, a sua origem na tendência dos investigados transitarem de uns significados para outros por formas difíceis de entender, a sua natureza antropomórfica e ainda a sua coerência intema e persistência. Os resultados a que chegámos apontam, genericamente, para a necessidade de uma formação cientifica académica mais efectiva, mais prática e contextualizada, promotora, em suma, de um conhecimento mais aprofundado e significativo acerca de determinados tópicos biológicos. O estágio pedagógico, em particular, parece poder afirmar-se como um contributo indispensável na formação do professor de Biologia, sobretudo no que se prende com o seu conhecimento pedagógico dos conteúdos. Tendo em consideração que, no acto pedagógico, o "Saber", o "Saber-Fazer" e o "Saber-Ser" se transmitem sempre em função daquilo que o professor é, das suas próprias concepções, do seu estilo e maneira como se coloca na relação, são diversas e, a nosso ver, pertinentes as implicações didácticas deste estudo para a formação do futuro professor de Biologia naquela que deverá constituir a sua "função pedagógica mais nobre" enquanto profissional proficiente: a de, reflectindo sobre o seu conhecimento e sobre a sua prática, ensinar o aluno a orientar e regular a sua própria aprendizagem, a "aprender a pensar". *** - Abstract - The results of many years of investigation indicate that most of the individuais possesses personal and very persistent ideas concerning a variety of topics, which can be generically referred to as alternative conceptions, as opposed to a series of notions and ideas transmitted by the school, the so called scientific conceptions. Investigation on alternative conceptions continues to aim not only at the study of students' alternative conceptions but also at other conceptions brought about by curriculum projects, books and teachers. In addition to what happens in other scientific areas, the number of studies on several biological topics is already considerable. We therefore decided, keeping in mind that it is not a commonly discussed area in Portugal, to investigate the scientific and alternative conceptions that could be revealed by university students and teacher beginners/trainees. In order to undertake such investigation, we selected two themes normally deemed as difficult to approach in any teaching degree. Nutrition and Breathing of Plants. The investigation also included a reflexive activity by teacher trainees which rendered possible to understand to what extent the reflection-in-action, the reflection-on-action and the reflection on the reflection-in-action can result in a pedagogic knowledge of specific contents by Biology future teachers, thus promoting their effectiveness and their personal and professional development. On the analysis of the obtained data, it was possible to conclude that, generally speaking, the scientific and alternative conceptions revealed by the investigated groups differed in some cases, but were usually quite identical. More importance should be given, one believes, to the similarities between the identified alternative conceptions rather than to the differences. An example of that is their eminently personal nature, their observable and particular character, their origin in a tendency to change conceptions difficult to understand, their anthropomorphic nature and also their internal coherence and persistence. Our conclusions point to a need for a more effective academic scientific formation, a more practical and contextualized formation that promotes of a deepened and significant knowledge about certain biological topics. Pedagogic apprenticeships, in particular, seem to be an indispensable contribute to Biology teachers' formation, especially as far as pedagogic knowledge of contents is concerned. Bearing in mind that in a pedagogic situation the "Know-How", the "Know-How To do" and the "Know-How To be" are greatly determined by a teacher's nature, conceptions, style and ability to relate, the didactic implications of this study for Biology future teachers' formation are varied and pertinent especially when their "most noble pedagogic function" as proficient professionals is concerned, namely the one of teaching students to guide and to master their own learning, teaching them "to learn how to think", which implies the self-contemplation of the teacher's knowledge and experience.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15061
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Helena Rijo Carola - Anexos Tese de Mestrado - 142 576.pdfAnexos65.49 MBAdobe PDFView/Open
Maria Helena Rijo Carola - Tese de Mestrado - 142 575.pdfDocumento principal121.04 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois