Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15049

Title: Um Deus passeando pela brisa da tarde e the French Lieutenant's woman: o passado revisitado ou uma reconstrução da História?
Authors: Ramos, Rodrigo de Jesus Nunes
Advisors: Jubilado, Maria Odete Santos
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente dissertação comparatista visa problematizar as manifestações metanarrativas que questionam a tradição historiográfica e a legitimidade da verdade histórica. Mário de Carvalho e John Fowles são dois nomes incontornáveis da literatura pós-modernista, em particular na propagação das linhas definidoras da metaficção historiográfica. Os dois romances que intitulam esta investigação académica surgem-nos como vozes desafiadoras dos convencionalismos normativos que regularam a historiografia durante séculos. Neste sentido, apresentamos, nas páginas anteriores, um quadro de investigação que procura reflectir a respeito da índole ambígua da reescrita historiográfica. Importa-nos compreender se, na representação do passado, o romancista transporta os leitores para uma época histórica que, não sendo real, é verosímil ou se, em alternativa, edifica, com recurso a efeitos anacrónicos, uma representação contemporânea desse passado. Em suma, questionamos se é o leitor quem viaja até ao passado ou se é o passado que, reconstituído no presente, viaja até ao leitor; ABSTRACT:The main purpose of this thesis will be to examine the metanarrative manifestations which call into question the legitimacy of traditional historiography and, subsequently, historical truth. Mario de Carvalho and John Fowles are two significant postmodern authors, who emphasized the historiographic metafiction outlines. The two novels which entitle the dissertation emerge to us as defiant voices that challenge the conventions which had regulated historiography for centuries. Hence, the previous pages present an investigation framework that reflects on the ambiguous nature of historiographical rewriting. We aim to understand whether, in representing the past, the novelist transports the readers to an historical age or, as an alternative, he rebuilds a contemporary representation of that past, by means of anachronistic effects. In other words, we question whether it is the reader who travels to the past or it is the past that, being reconstructed in the present, travels to the reader’s era.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15049
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Um Deus Passeando Pela Brisa da Tarde e The French Lieutenant's Woman_O Passado Revisitado ou uma.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois