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http://hdl.handle.net/10174/15047
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Title: | Compreender para ler. Ler para compreender: contributo de estratégias metacognitivas monitorizadas de forma directa e explicita no ensino da compreensão leitora |
Authors: | Ramos, Jerónima Isidora Rosado Alexandrino |
Advisors: | Trindade, Maria da Nazaret Barrancos Barradas de Sousa |
Keywords: | Compreensão leitora Metacognição Aprender a aprender Competências cognitivas Metacognitivas Reading Comprehension Instruction Models of Reading Reading Proces Reading comprehension Process |
Issue Date: | May-2004 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A sociedade dos nossos dias exige dos cidadãos um elevado potencial cognitivo e metacognitivo, do qual a realidade escolar se deve aproximar, estimulando o desenvolvimento das necessárias competências e atitudes. Este estudo centra-se no processo de ensino/aprendizagem da compreensão leitora e procura investigar até que ponto uma abordagem de incidência metacognitiva, mediante estratégias monitorizadas de forma explícita e directa promovem nos alunos uma aprendizagem mais significativa, tornando-os leitores mais eficazes em termos de compreensão. O corpo do trabalho é constituído por duas componentes diferenciadas, mas que interagem em busca da necessária complementaridade: - uma componente teórica que procura reunir os conceitos fundamentais que as vertentes epistemológica, psicológica, pedagógica e metodológica integram, no sentido de conferir ao ensino/aprendizagem da compreensão leitora a coerência e a qualidade tão reclamadas; - uma componente empírica que visa investigar no campo, em contexto educativo, os princípios e referenciais teóricos; esta componente foi desenvolvida na Escola Básica 1 da Vista Alegre de Évora, com os alunos de uma turma do 2° ano de escolaridade e no âmbito da disciplina da Língua Portuguesa (compreensão leitora). Na tentativa de obter um conhecimento mais profundo do complexo fenómeno que é a educação recorreu-se, nesta investigação, ao contributo complementar dos procedimentos quantitativo e qualitativo (registos recolhidos ao longo da intervenção). Na vertente quantitativa, optou-se por um desenho quasi - experimental com grupo de controlo não equivalente. O desenho empírico envolveu uma turma e a professora – investigadora. Dois grupos funcionaram como grupos experimentais e um como grupo de controlo. Os resultados obtidos apontam para alguma vantagem final para os grupos experimentais, no que respeita à mudança no domínio em estudo: compreensão / leitora. Os dados obtidos apontam para que a compreensão leitora possa ser "ensinada" e "aprendida" através de práticas como as levadas a cabo durante o período da intervenção desta investigação. De facto a comparação e análise dos resultados dos pré e pós testes apontam para ganhos significativos dos sujeitos dos grupos E1 e E2 relativamente ao grupo de controlo. O desenvolvimento de estratégias e procedimentos de tratamento da informação parece ser um resultado das práticas seleccionadas para o processo de intervenção contemplado neste estudo. Finalmente, da análise de dados colhidos não nos parece poder destacar em relação a outros, nenhum dos habituais processos de tratamento de informação.
/*** Abstract - Our society demands from all citizens a high cognitive and metacognitive potential, to which school reality must contribute by stimulating and enhancing the development of the necessary abilities and. attitudes. This study is centered in the process of reading comprehension and trios to investigate how far tasks of metacognitive incident organized in strategies explicitly and directly monitorized promote more significant comprehension processes in. reading. The body of the work is shaped in two different components, which interact searching the necessary complementarities: one is the theoretical framework in which we try to congregate the fundamental concepts which shape the epistemological, psychological, pedagogical and methodological sources interacting in reading comprehension education to provide it with the necessary coherence and quality; the other is the empiricist component which aims to display a research apparatus necessary to verify some of the assumptions placed on the theoretical field. This second component was developed in. Basic School 1 da Vista Alegre in. Évora. The subjects were 21 2 nd year students. This study was planned as experimental, having the independent variable - reading comprehension - manipulated so as to introduce differences between a control group and two experimental groups. The groups were made equivalent by random allocation. Dependent variable was manipulated by means of a period of intervention with experimental groups, in which comprehension strategies were taught. Changes in the dependent variable were detected by use of pre-test and post-test. Differences between groups in scores on the post-test were compared using an analysis of variance. Aiming to get a deeper knowledge of the complex educational phenomena, qualitative procedures were used too. Some final advantage for the experimental groups demonstrates that reading comprehension can be taught in class and learned by 2nd year students. The results rule out the possibility of identifying the best procedures in reading comprehension instruction
Changes in the dependent variable were detected by use of pre-test and posttest. Differences between groups in scores on the post-test were compared using an analysis of variance. Aiming to get a deeper knowledge of the complex educational phenomena, qualitative procedures were used too. Some final advantage for the experimental groups demonstrates that reading comprehension can be taught in class and learned by 2nd year students. The results rule out the possibility of identifying the best procedures in reading comprehension instruction. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15047 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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