|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15040
|
Title: | Biblioteca escolar - sala de aula: parceiros na promoção da literacia da informação: estudo de caso numa escola de Évora |
Authors: | Castro, Maria Alice Cunha |
Advisors: | Vaz, Francisco António Lourenço |
Keywords: | Literacia da informação Ensino construtivista Colaboração e biblioteca escolar Information literacy Constructivist teaching Collaboration and school library |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo escolhe como tema principal a Literacia da Informação e a necessidade
de os professores bibliotecários e os professores das turmas se assumirem como
parceiros na sua implementação para que o desempenho dos alunos melhore e a
Escola cumpra a sua missão de preparar cidadãos ativos e capazes.
A metodologia utilizada, de índole qualitativa, usa o estudo de caso único intrínseco,
tendo sido utilizados como instrumentos: o inquérito por questionário, a análise de
documentos, a observação direta, a entrevista e notas de campo.
Está organizado em duas partes principais: abordagem teórica e estudo empírico.
Na primeira parte faz-se uma revisão da literatura procurando recuperar, por um lado,
leituras de contextualização e diplomas legais/normativos; por outro, leituras de
referência tendo em conta a aproximação ao tema da literacia da informação e das
práticas pedagógicas que a potenciam. Parte-se do pressuposto de que é possível,
através do trabalho colaborativo envolvendo a equipa da biblioteca escolar e os
professores das disciplinas, elevar os níveis de literacia da informação dos alunos
fomentando a aprendizagem baseada em trabalho de pesquisa.
A segunda parte do trabalho apresenta o estudo empírico realizado numa escola
básica de 2.º e 3.ºciclos de Évora.
O estudo realizado evidencia o muito trabalho a fazer para que o desenvolvimento da
literacia da informação seja uma realidade. A escola e os seus órgãos pedagógicos
precisam de planificar um processo de ensino efetivo da literacia da informação. Se se
pretender um trabalho consistente, não chega elaborar materiais de apoio, escolher
um guião de pesquisa e dinamizar atividades isoladas. É necessário traçar um plano
de ação concertada entre os professores das disciplinas e os professores
bibliotecários de forma a integrar a literacia da informação na prática dos alunos ao
longo do percurso escolar; ABSTRACT:This study chooses as its main theme the Information Literacy and the need for teacher
librarians and class teachers to assume as partners in its implementation to improve
student performance and to help the school fulfill its mission of preparing capable and
active citizens.
The used methodology of qualitative nature, uses the intrinsic single case study, having
been used as instruments: a survey by questionnaire, document analysis, direct
observation, interviews and field notes.
It is organized into two main parts: theoretical approach and an empirical study.
In the first part a literature review is made seeking to recover on the one hand,
background readings and legal acts / rules; and, on the other hand, readings of
reference taking into account the approach to the issue of information literacy and the
pedagogical practices that potentiate it. It takes it from the assumption that it is possible
through the collaborative work involving the school library team and the teachers, to
raise the levels of information literacy of the students by promoting learning based on
research work.
The second part of the paper presents the empirical study made in a 2nd and 3rd
cycles basic school at Évora.
The study evidences the much work to be done so that the development of information
literacy can be a reality. The school and its pedagogical bodies need to plan a process
of effective teaching of information literacy. If a consistent work is wanted it is not
enough to produce support materials, choose a research guide and stimulate isolated
research activities. It is necessary to draw a plan of concerted action between the
subject teachers and the librarian teachers so as to integrate information literacy in the
practice of the students throughout their school time. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15040 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|