Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15008

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada realizado no Agrupamneto nº 2 de Évora - Escola Básica Integrada André de Resende e Escola Secundária Gabriel Pereira: ensino da matemática no 3º ciclo do ensino básico e no secundário
Authors: Valente, Dina Maria Rolita
Advisors: Borralho, António
Keywords: Atividades de ensino
Currículo
Educação em matemática
Tarefas de aprendizagem
Learning activities
Education curriculum
Mathematics education
Learning task
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente documento consiste numa reflexão sobre a importância das múltiplas atividades e orientação ao longo da atividade letiva da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário sob a orientação do Professor Doutor António Borralho, foi realizado um estágio que decorreu em duas escolas; na Escola Secundária Gabriel Pereira sob orientação da professora cooperante Dr.ª Maria José Carvalho, na turma 11º ano J e, na Escola Básica Integrada André de Resende sob orientação da professora cooperante Drª. Helena Rosmaninho na turma do 8º ano C. Ao longo deste documento foi efetuada uma análise da literatura de modo a permitir uma reflexão sobre a importância do ensino Matemática e a forma como deve ser encarada de modo a que esta se mostre adequada às necessidades do mundo atual. Também são descritas e analisadas as atividades desenvolvidas com as turmas do 8º ano e do 11º ano de escolaridade bem como o percurso efetuado desde a preparação, planificação e condução das aulas. Por fim, é apresentada uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido e uma perspetiva sobre o desenvolvimento profissional; ABSTRACT: The present study reflects the importance of multiple activities and teacher guidance pertaining to supervised teaching training as part of the Masters in Teaching Mathematics in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Students, under the pedagogical supervision of Professor António Borralho. Data were collected during an internship that took place in the schools Gabriel Pereira under the supervison of teacher Maria José Carvalho (11th grade), and André de Resende under supervision of teacher Helena Rosmaninho (8th grade). Following a critical appraisal of existing literature, this study presents a reflection on the importance of Mathematics education and teaching vis à vis Mathematics’ relevance for contemporary students. A number of activities conducted with 8th and 11th grade students are described and analyzed, as well as a discussion of the internship process, comprising the preparation, planning, and delivery of classes. A critical reflection on the project, from the point of view of professional development, is also presented.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15008
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatorio_PES_Dina_2012-11-18 Final Renovação.pdf8.12 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois