Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14993

Title: Mais tempo na escola: estudo de caso sobre as experiências de ampliação da jornada escolar do município de Juazeiro-Bahia, Brasil
Authors: Oliveira, Francisca Alves da Mota
Advisors: Favinha, Marília
Keywords: Programa Mais Educação
Currículo
Espaço
Tempo
Processo ensino-aprendizagem
More Education Program
Curriculum
Space
Time
Teaching-learning
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação tem como objetivo descrever os efeitos do Programa Mais Educação no processo de ensino-aprendizagem na rede pública municipal de ensino fundamental, nomeadamente, o município de Juazeiro (BA) no Brasil. A investigação de caráter descritiva teve como base metodológica o estudo de caso. Para isso, foi realizada uma investigação por intermédio de consultas documentais, aplicação de questionários e entrevistas em profundidade. O tratamento dos dados foi feito utilizando-se as técnicas de análise de conteúdo apoiada pelo software NVivo10, para as entrevistas, e, para os questionários, o software SPSS. Tanto as entrevistas como os questionários realizados com a comunidade escolar proporcionaram suporte para dialogar com a revisão da literatura pertinente e com os princípios norteadores do programa e, assim, revelar limites e possibilidades, na perspectiva dos alunos beneficiários e, dos professores articuladores, dos gestores escolares, dos coordenadores pedagógicos e dos decisores políticos da ampliação da jornada escolar rumo à efetivação da educação em tempo integral. Os achados trouxeram contribuições importantes que podem constiuir-se em alternativas para melhorar a qualidade da educação na escola pública e, importante, também, para compreender essa forma de reorganizar a educação pública brasileira; MORE TIME AT SCHOOL: A CASE STUDY ON THE INCREASE OF JOURNEY EXPERIENCES IN JUAZEIRO-BAHIA, BRASIL ABSTRACT: This present research aims to describe the effects of MORE EDUCATION PROGRAM in the teaching-learning process in municipal public elementary education, namely, the municipality of Juazeiro (BA) in Brazil. The investigation was descriptive character as methodological bases of the case study. For this, a research through documentary consultations, questionnaires and in-depth interviews was conducted. The data analysis was done using the techniques of content analysis supported by NVivo software 10, for interviews and questionnaires for the SPSS software. Both the interviews and questionnaires conducted with the school community provided support for dialogue with the literature review and the guiding principles of the program and thus reveal the limits and possibilities from the perspective of the beneficiary students, articulators teachers, school managers, the coordinators and policymakers extension of school hours toward realization of full-time education. The findings brought important contributions that may form in alternatives to improve the quality of education in public schools and, also important to understand that way of reorganizing the Brazilian public education.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14993
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese_Versão_19.04.2015.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois