Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14778

Title: Interacção museu/escola. Museu do Instituto Geológico e Mineiro
Authors: Cruz, Maria do Rosário Sousa Casquinha
Advisors: Gouveia, Henrique Coutinho
Brandão, José
Keywords: Museus.Aspetos sociais
Museologia
Museu do Instituto Geológico e Mineiro
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta dissertação trata da importância que tem para o público infanto-juvenil, e, em particular, para o público escolar (faixa etária correspondente dos 10 aos 15anos) da interacção Museu / Escola. Divide-se em duas partes: a primeira trata do papel formativo e educativo, da interacção com as escolas, tentando mostrar como é importante como recurso pedagógico e como pode contribuir para uma melhor sociabilização do público escolar, incluindo os alunos ditos "deficientes" e os que pertencem a minorias étnicas, permitindo e colaborando para uma melhor inclusão social e uma aprendizagem mais construtiva. Na segunda parte faz-se um estudo de caso – o MIGM (Museu do Instituto Geológico e Mineiro), que por não ter Serviço Educativo, não deixa, contudo, de prestar um óptimo serviço de acção educativa. Sempre disponível para interagir com as escolas e com a comunidade, como é o caso das visitas para a terceira idade. A sua interacção com as escolas passa pela cedência de materiais pedagógico-didácticos, sobretudo, no que diz respeito à secção de arqueologia, e ainda a sua preocupação em ajudar os professores que preferem elaborar os seus próprios materiais para realização de visitas de estudo. Ainda um aspecto importante focado neste trabalho, quer na primeira, quer na segunda parte, é a consciência que os museus têm das diferenças que existem entre o público infantojuvenil, quer a nível de portadores de deficiências, quer ao nível dos grupos étnicos minoritários, que cada vez mais abundam nas nossas escolas. A este público tão especial, tentam proporcionar, conforme os casos, oportunidades de aprendizagens, aplicando práticas pedagógicas apropriadas, tendo em conta o nível etário, o estádio de desenvolvimento psicológico, o nível cultural e o nível social, interagindo com a escola e com a comunidade. /*** Abstract - The present dissertation speaks of the important that the interaction between Museum/School has to the infant/juvenile public and, particularly to the students (from 10 to 15 years old). It is divided into two parts: the first talks about the formative and educational role of the interaction witer schools, trying to show how important it is as a pedagogical resource and how it can contribute for a better socialization of the school public, including handicapped students and those who belong to ethnic minorities, allowing and cooperating fora better social inclusion and a more constructive learning. In the second there is a case study – the GMIN (Geological and Mine Institute Museum). It doesn't have an educational service, neverthehen, it renders educational one. It is always available to interact witer schools and the community, like providing visits for elderly people. Its interaction witer schools is based on the cession of pedagogical – didactic materials, specially in what concerns the archaeology section, and also its solicitude in helping the teachers who prefer waking their own materials to carry out study of visits. There is also an important issue referred in, this work in its both parts: the consciousness that museums have of the differences which exist among the infant-juvenile public, either those who are handicapped or those who belong to minority ethnic groups who crowd more and more our schools. To this such particular public, they try to provide according to the cases, learning opportunities, using appropriate pedagogical practices, bearing in mind the age group the state of psychological development, the cultural and social levels, interacting witer the school and the community.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14778
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria do Rosário Sousa Casquinha Cruz - Tese de Mestrado - 147 159.pdf155.99 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois