Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14748

Title: Unidades de imagiologia: gestão, posicionamento estratégico e perspetivas de futuro: um estudo de caso
Authors: Ferreira, Nuno Esaú Poças Figueiredo
Advisors: Sousa, António de
Keywords: Gestão
Estratégia
Saúde
Imagiologia
Prospetiva estratégica
Management
Strategy
Health
Imaging
Strategy challenges
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação nasceu do interesse em avaliar a gestão e o posicionamento estratégico do Centro de Imagiologia do Hospital da Luz. Tem como objetivo principal caraterizar as tendências, as necessidades e as perspetivas futuras deste centro clínico. Baseado neste aspeto a problemática deste trabalho fundamenta-se em dois temas base: perceber a sua estrutura e a sua metodologia organizativas. Para isso, é aplicado um quadro metodológico, assente no método de estudo de caso utilizando técnicas de recolha de dados como a Observação, a Entrevista e o Questionário. É ainda utilizando o método de análise prospetiva, centrado na aplicação do método MACTOR no estudo da estratégia e relação dos atores da organização, conforme é sugerido por Godet (1993). Os resultados finais refletem os dados provenientes do método MACTOR, consubstanciando desafios, objetivos e abordagens estratégicas que, em conjunto, culminaram em questões de futuro que devem ser ponderadas pelos atores da organização; ABSTRACT:The present investigation was born out of interest in evaluating the management and strategic positioning of the Hospital da Luz’s Imaging Center. Main objective is to characterize the trends, needs and the future prospects of this clinical center. Based on this aspect, this work is based on two basic themes: understand their organizational structure and their organizational methodology. The methodology applied for this work is the method Observational, resulting in a case study based on use of techniques of data collection such as Observation, Interview an Questionnaire. The prospective analysis method based on previously results, is the method MACTOR – study of strategy and organizational relationship of actors, as is shown by Godet (1993). The final results are reflected in data from the method MACTOR through challenges, objectives and strategic analysis, which together culminated in future issues tod be considered by the actors.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14748
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Minuta_Validação_Nuno Ferreira.pdf33.59 kBAdobe PDFView/Open
Dissertação Versão Final.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open
Autorização do HL.pdf190.79 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois