Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14723

Title: Será a escola promotora de igualdades ou desigualdades sociais? O caso português
Authors: Fonseca, Patrícia Alexandra Pacheco da
Advisors: Reimão, Cassiano
Keywords: Ensino
Direito à educação
Exclusão
Abandono escolar
Desigualdades sociais
Igualdade
Inclusão
Justiça
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Com o passar do tempo, os problemas e as preocupações da escola pública foram sofrendo mutações. A sociedade foi evoluindo e, com esta evolução, agravaram-se vários problemas sociais que influenciaram, e continuam a influenciar directamente, o aproveitamento escolar dos alunos. A escola é responsável na minimização das diferenças sociais dos alunos, permitindo que todos tenham iguais oportunidades de acesso e de sucesso. Contudo, a maioria das vezes, esta obrigação não passa de uma utopia, acabando a escola por fomentar ainda mais desigualdades. Saber se a escola, face à igualdade de oportunidades, é promotora de igualdades ou de desigualdades sociais é, simultaneamente, o objectivo do estudo e o problema que se coloca na presente dissertação intitulada “Será a escola promotora de igualdades ou de desigualdades sociais? - O caso português”. Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica sustentada no método reflexivo; ABSTRACT: Over time, the problems and concerns of public school were suffering mutations. The society was evolving and, with this development, several have aggravated social problems that have influenced and continue to influence directly the school students. The school is responsible in minimizing social differences, allowing all students have equal opportunities of access and success. However, most times, this obligation is a utopia, finishing school by fomenting further inequalities. Whether the school, in relation to equal opportunities, is a promoter of social inequalities or equalities is both the aim and the problem that arises in this dissertation titled "Will the school promotes social inequalities or equalities? -The Portuguese case". This work was accomplished through a bibliographic search sustained in reflective method.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14723
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação.doc495 kBMicrosoft WordView/Open
Anexos.doc25.46 MBMicrosoft WordView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois