Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14708

Title: A relação da escultura com o som: as formas, os materiais e as técnicas
Authors: Afonso, Luís Filipe Soares
Advisors: Menéres, Clara
Keywords: Escultura
Som
Arte cinética
Escultura sonora
Vibração
Materiais
Técnica
Forma
Sculpture
Sound
Kinetic art
Sound sculpture
Vibration
Materials
Technic
Form
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação tem como objecto de estudo a escultura sonora, centrando- se essencialmente na correlação de duas áreas, a escultura e o som. Procura analisar e definir a escultura sonora através de uma pesquisa interdisciplinar entre a ciência, a tecnologia e as artes visuais. Este estudo tem por objectivo analisar a origem do entrosamento entre a escultura e o som, caracterizando o que se pode definir como escultura sonora dentro do universo ambíguo das artes sonoras e o que a distingue de um instrumento musical. Neste âmbito, procura desvelar quais foram os agentes que geraram mudança de paradigma na escultura e de que modo o som foi integrado intencionalmente na produção do objecto artístico. Para a caracterização utilizou-se uma metodologia baseada na observação dos objectos, nas suas semelhanças e dissemelhanças, com base na leitura bibliográfica de áreas específicas e afins, no estudo de casos e na investigação prática. Conhecer as suas propriedades físicas, que materiais emprega na sua construção, que formas tem e como o seu sinal acústico é despoletado e se propaga num determinado meio, permitiu dar uma ordem a um vasto campo da escultura que andava à deriva e é tendencialmente ‘desviado’ para o domínio musical. A essência do movimento é efémera, tal como o som, consoante a maior ou menor velocidade a deslocação de um objecto tem o potencial de vibrar com uma intensidade capaz de gerar ondas sonoras audíveis. Nesta perspectiva, o estudo da escultura cinética do início do século XX, a par da evocação do ruído como arte, são elementos fundamentais na formação da escultura sonora e permitem delinear a barreira temporal da nossa investigação. Depois da longa travessia pelo mundo dos objectos sonoros, desde os engenhos mais primitivos até às peças elaboradas com as tecnologias mais contemporâneas, o caminho revela que o som sempre foi uma presença constante. A sua integração como elemento plástico permitiu aos artistas a consciência de uma dimensão temporal que transforma a escultura, porque lhe imprime uma identidade invisível e acrescenta à experiência uma memória auditiva; Abstract: The relationship of sculpture with sound The purpose of this research is the study of the sound sculpture, focusing primarily on the correlation of two areas, sculpture and sound. Seeks to analyze and define the sound sculpture through an interdisciplinary research between science, technology and the visual arts. This study aims to analyze the origin of the interplay between sculpture and sound, featuring what can be defined as sound sculpture inside the ambiguous universe of sound arts and what distinguishes it from a musical instrument. In this context, seeks to reveal what were the agents that generated a paradigm shift in sculpture and the sound was so intentionally integrated into the production of the artistic object. Used to characterize a methodology based on the observation of objects in their similarities and dissimilarities, based on the literature of specific reading and related areas, the case study research and practice. Meet their physical properties, which employs materials in its construction, which shapes and has as its acoustic signal is triggered and propagates in a given medium, allowed to give an order to a vast field of sculpture who was adrift and tends to be 'diverted 'to the musical domain. The essence of the movement is ephemeral, as the sound, depending on the higher or lower speed displacement of an object has the potential to vibrate with a strength capable of generating audible sound waves. In this perspective, the study of kinetic sculpture from the early twentieth century, alongside the evocation of noise as art, are key elements in the formation of sound sculpture and to delineate the temporal barrier of our investigation. After the long journey through the world of sound objects, from the most primitive devices to the more elaborated pieces with contemporary technologies, the path reveals that the sound has always been a constant presence. Its integration as a plastic element allowed the artists to realize a temporal dimension that transforms the sculpture, because it prints an invisible identity and adds to the experience an auditory memory.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14708
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese Doutoramento - Luís Afonso - Fevereiro 2015.pdf236.95 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois