Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14693

Title: A influência do treino sensório-motor na componente força rápida numa equipa de futebol sub-19, que disputa o campeonato nacional da 1ª divisão
Authors: Miranda, João Carlos Lopes Vaz de
Advisors: Carús, Pablo
Fernandes, Orlando
Keywords: Futebol
Força rápida
Treino sensório-motor
Soccer
Explosive strenght
Sensoriomotor training
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar as alterações da força rápida numa equipa de futebol depois vinte e duas semanas de treino sensório-motor (aplicação sistemática de exercícios específicos na melhoria da componente coordenativa). Metodologia: A amostra foi composta por 18 jogadores de futebol do sexo masculino, da categoria sub-19 de uma equipa, que participa no Campeonato Nacional da 1ª divisão (idade = 17,5±0,51 anos; altura = 1,79±0,06 m; peso = 69,42±7,25 kg). A amostra foi dividida em dois grupos com nove jogadores cada. O grupo 1 (G1) constituído pelos jogadores que para além do treino normal de futebol que a equipa faz, realizam um programa complementar de treino sensório-motor e o grupo 2 (G2) que realiza unicamente o treino normal de futebol. Os testes a realizar para avaliar a força rápida serão realizados em três momentos diferentes início, meio e final da época desportiva, através de protocolos específicos da avaliação desta capacidade composta por Squat Jump (SJ), Countermovement Jump (CMJ) e Repeated Jump (RJ) sobre uma plataforma de forças. Para a análise estatística dos valores recolhidos, fez-se a aplicação do teste Mann-Whitney U test. Resultados: Encontraram-se diferenças significativas entre os grupos no terceiro momento de avaliação, para os valores obtidos no SJ (p=0,022) e no CMJ (p=0,022). Em relação aos valores do RJ, encontraram-se diferenças significativas entre os grupos nos intervalos de tempo 0”-5” para o segundo (p=0,012) e terceiro momento de avaliação (p=0,003) e entre os 25”-30” no terceiro momento de avaliação (p=0,031). Conclusões: O treino normal de futebol conjuntamente com a aplicação de um programa complementar de treino sensório-motor com a periodicidade de duas vezes por semana ao longo de vinte e duas semanas, promove ganhos de força rápida nos membros inferiores; ABSTRACT:Objective: The purpose of the present study was to examine the functional adaptations of a specific sensorimotor training on the explosive strength qualities during squat jump, countermovement jump and repeated jump. Methods: The specific sensoriomotor training was applied to 18 young elite soccer players (sub_19) team, wich participates in the National League Division 1 (age=17,5±0,51 years, height=1,79±0,0 6m, weight=69,42±7,25 Kg). The sample was divided into two groups with nine players each (G1-experimental group; G2-contolo group), were tested for squat jump, countermovement jump and repeated jump, in tree different moments (beginning, middle and end of soccer season). To allow comparison between groups, the Mann-Whitney U test was used. Results: The significative difference between both groups was found in SJ in the third moment (p=0,022) and in CMJ (p=0,022) also in the third moment. The statistics difference in RJ, tests was found 0”-5” at second moment (p=0,012) and third moment (p=0,003) and between 25”-30” in third moment (p=0,031). Conclusions: With regard to changes in functional performance, this study demonstrated that sensoriomotor training effects on changes in explosive strength in young elite soccer players.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14693
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese_Joao_Miranda.pdf878.4 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois