Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14677

Title: Concepções dos professores do ensino básico (1º e 2º ciclos) e educadores de infância sobre a inserção sócio-profissional: um estudo na Região do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral
Authors: Reposo, Maria Celeste dos Reis
Advisors: Figueira, Eduardo
Keywords: Inserção socio-profissional
Baixo Alentejo (Portugal)
Alentejo Litoral (Portugal)
Educador de infância
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A revisão bibliográfica, a que se procede, neste estudo, para além de abordar aspectos relacionados com a organização do sistema educativo português, pretende incidir nos conceitos de educação e de formação, mais especificamente na formação de professores e educadores de infância e respectivos modelos de formação, com especial destaque para a Formação Inicial e, consequentemente, para a estruturação dos seus planos curriculares. Para além destes aspectos, são, igualmente, abordados os conceitos de transição e inserção na vida profissional, assim como se faz também referência ao desenvolvimento profissional e aos ciclos de vida profissional do professor. A concluir o enquadramento teórico-conceptual, assinalam-se alguns dos programas de apoio e acompanhamento aos professores principiantes, no âmbito da inserção sócio-profissional. O principal objectivo deste estudo prende-se com a necessidade de conhecer as concepções dos professores do l.° e do 2.° Ciclos do Ensino Básico e dos educadores de infância e compreender como se processa a inserção sócio-profissional, perspectivada através dos docentes que estão a iniciar a sua actividade profissional e dos docentes cujo tempo de serviço não ultrapassa os cinco anos. Em termos mais específicos, pretende-se identificar os Factores Facilitadores e os Factores Obstaculizantes da inserção sócio-profissional e compreender qual a importância atribuída a esses Factores, bem como a sua relação (associação) com o fenómeno da inserção sócio-profissional. Para além destes aspectos, há que identificar as medidas facilitadoras da inserção sócio-profissional e as áreas em que se inserem, no caso dos professores principiantes, de molde a fornecer eventuais contributos para o delineamento das políticas educativas quer junto dos Órgãos centrais, regionais e locais da educação, quer através das próprias instituições de Formação Inicial quer ainda por intermédio das próprias instituições do Ensino Básico e Jardins de Infância. Como instrumento de recolha de dados, faz-se a aplicação do inquérito por questionário, dirigido a uma população constituída por professores do 1.° e do 2.° Ciclos do Ensino Básico e educadores de infância a leccionar, no ano lectivo de 200012001, na região do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral e cujo tempo de serviço não ultrapassa os cinco anos. De um ponto de vista global, esta investigação possibilita compreender o desenvolvimento das diferentes dimensões da vida do professor, no seu confronto com a realidade profissional, desde as questões da inserção na escola e na sala de aula, com os alunos, os colegas, os encarregados de educação, os auxiliares de acção educativa... até às questões da inserção no Meio/Comunidade, incluindo os aspectos mais específicos da gestão científica e pedagógica das componentes curriculares e a sua integração nos múltiplos papéis que lhe incumbe desempenhar, bem como as questões, de âmbito mais pessoal, na área sócio- emocional. *** - Abstract -The bibliographic research carried out in this study concerned the organization of the Portuguese educational system as well as the concepts of education and, more specifically, teacher-training, in the areas of elementary education and early childhood education, focusing on teacher-training models and the organization of the curricula, particularly in what concerns initial training. Besides these aspects, special attention was given to the concept of transition and insertion in the professional life, and to the teacher's professional development and professional life cycles. To conclude this theoretical/conceptual framework, this study mentions some support programmes that help teachers with their socio-professional insertion. The main objective of this study was to know the perceptions of teachers at elementary and early childhood education and to understand how their socio-professional insertion takes place, in the perspective of the teachers who are now starting their careers and those who have been teaching for less than five years. To be more specific, it aims to identify the Facilitating Factors and the Obstructing Factors, in the context of socio-professional insertion, and to understand the importance given to those Factors, as well as their relation to the phenomenon of socio-professional insertion. It also aims to identify the measures that may facilitate socio-professional insertion and their contexts, regarding beginning teachers, as a contribution to the design of educational politicies, carried out by central, regional and local administration, both by the Initial Trainig institutions, and the elementary schools and pre-school institutions. The questionnaire was the instrument used to collect the data. The inquired population comprises teachers working in Baixo Alentejo and Alentejo Litoral in 200012001, with a teaching practice of until five years. In the whole, this research allowed us to understand the development of the different dimensions of a teacher's life when confronting with the professional reality, from the insertion in the school and the classroom, with students, colleagues, parents, auxiliary staff... to the insertion in the Community, including the more specific aspects related to the scientific and pedagogic management of the curricula, as well as his/her insertion in the multiple roles he/she has to perform and other socio-emotional matters. This study also made it possible to know the measures suggested by the enquired teachers to improve their socio-professional insertion. After the content analysis, it was possible to conclude that these measures focus on the areas of Initial Training, professional development, professional support and guidance, adaptation to teaching and to the Community and emotional aspects. Suggestions to implement these measures include the establishment of partnerships, the creation of young teacher support nets, both in the Initial Training institutions and those where the teacher works, in connection with governmental of socio-professional support and guidance.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14677
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Celeste dos Reis Raposo - Tese de Mestrado - 142 594.pdf91.89 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois