Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14675

Title: Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora
Authors: Guerreiro, Maria Celeste Marques
Advisors: Neto, António José dos Santos
Keywords: Avaliação
Desempenho docente
Reflexão
Supervisão
Feedback
Cultura avaliativa
Desenvolvimento profissional e organizacional
Evaluation
Teacher´s performance
Professional and organisational development
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O propósito da investigação foi analisar a cultura avaliativa de uma escola básica do distrito de Évora, no que se refere ao desempenho docente. No quadro conceptual convocado, aprofundaram-se os temas da profissionalidade docente (identidade, conhecimento, desenvolvimento profissional e organizacional) e os eixos estruturantes da avaliação no contexto actual. Salientou-se o papel da reflexão, da supervisão e do feedback construtivo, advogando-se a avaliação enquanto projecto, inserida numa cultura singular. Daí decorreu o desenho metodológico, configurando um estudo exploratório, descritivo da cultura escolar, no que diz respeito às percepções dos professores efectivos sobre o desempenho do trabalho docente. Optou-se pela leitura dos documentos de gestão pedagógica e pelo questionário, enquanto instrumentos de recolha de dados. Os resultados do estudo empírico tenderam a revelar uma propensão dos professores efectivos da escola sede do estudo favorável aos assuntos abordados. Na verdade, a avaliação do desempenho docente, encarada numa perspectiva formativa, naquela escola, parece surgir como uma oportunidade de aprendizagem, que enforma toda a complexidade do acto de ensinar. Sustentámos uma prática de avaliação reflexiva para o desenvolvimento profissional, seguindo um itinerário personalizado, através de um plano individual, situado num contexto de supervisão. A centralidade da avaliação no ensino e na aprendizagem constitui um desafio profissional que, oportunamente agarrado pelos actores educativos, poderá elevar a qualidade da escola; ABSTRACT: The leit-motiv of our work was to analyse the school evaluation culture in what concerns teachers’ performance. In the studied framework, it has been deepen the subjects of teachers’ job (identity, knowledge, organisational and professional development) and the structural axis of teachers’ evaluation nowadays. It was stated the role of reflexion, coaching and constructive feedback. Besides, it has been supported the evaluation as a project in the middle of a unique culture. So, it was drawn all the conceptual methodological work – an exploratory study that describes the school culture in what concerns the teachers’ perceptions about the performance of teachers’ work. It has been chosen the analyses of the pedagogical management documents and the survey as a mean of collecting data. The results of the empirical study tend to reveal a positive tendency of the subject. As a matter of fact, the teachers’ performance evaluation is faced in a formative perspective, appearing as a learning opportunity that shapes all the complexity of the teaching act. At last, it was supported by a reflexive evaluation practise towards the professional development, following a human way, through an individual plan, drawn in the middle of the coaching. The focus of evaluation in teaching and learning tasks stands as a major professional challenge, that grabbed by the educational players can grow the school quality.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14675
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Oportunidades_desafios_ADD_desenvolvimento_profissional.pdf2.58 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois