Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14616

Title: Avaliação da gestão educacional em instituição de ensino superior particular em Belém (Pará, Brasil)
Authors: Braga, Lisbela Marques
Advisors: Bonito, Jorge Manuel Rodrigues
Keywords: Administração
Gestão educacional
Ensino superior
Cultura organizacional
Administration
Educational administration
Higher education
Organizational culture
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo aborda apenas os fatores comuns a todas as IES, como conceitos e princípios estabelecidos a partir da experiência prática de alguns autores. Assim, aspectos subjetivos inerentes ao processo decisório não são abordados. A mensagem é a de que o papel inerente ao gestor em uma instituição de ensino seja determinado pelas tare¬fas e regras de gestão que lhe competem. A gestão do processo educacional tem que se entender, sobretudo, como participante de um processo maior, que é o de tornar o ensino das IES particulares em ensino efetivamente de qualidade,superando práticas de privatização das Universidades Públicas. Além disso, é preciso o entendimento de que a gestão é um processo contínuo e adaptativo, através do qual uma IES, define sua missão, objetivos e metas, bem como seleciona as estratégias e meios para atingir seus objetivos em determinado período de tempo, por meio da constante interação com o meio ambiente externo. O estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como objetivos analisar os fatores que interferem na gestão educacional em Instituição do Ensino Superior particular em Belém do Pará, estudando os princípios da administração científica por meio de análise da Lei n.º 9394/96 que trata da Gestão escolar, buscando identificar os instrumentos facilitadores da gestão competente, assim como analisar a gestão participativa no âmbito do ensino superior em instituição particular. O questionamento, em que modelo de cultura organizacional a administração das Instituições de Ensino Superior em Belém do Pará se baseia, foi respondido por meio de pesquisa entre diretor acadêmico, professores e alunos, tendo como instrumento de coleta de dados, questionário com perguntas abertas e fechadas de opinião; ABSTRACT: The study examines only the factors common to all IES, as concepts and principles from the practical experience of some authors. Thus, subjective aspects inherent in the decision making process are not addressed. The message is that the inherent role to the manager in an educational institution is determined by the tasks and rules of management that will compete. The management of the educational process has to be understood mainly as a participant in a larger process, which is to make the teaching of private IES effectively in teaching quality, overcoming practices of privatization of public universities. Moreover, we need to understand that management is an ongoing process and adaptive, through which an IES defines its mission, goals and objectives, and selects the strategies and means to achieve their goals in a determined period of time, through constant interaction with the external environment. The study is based on literature research and field, aiming to analyze the factors that interfere with the educational administration in particular Higher Education Institution in Belem, studying the principles of scientific management by analysis of Act. nº. 9394 / 96 which deals with school management, seeking to identify the instruments that facilitate the administering authority, as well as analyze the participatory management within the higher education institution in particular. The questioning, on which model of organizational culture management of Higher Education Institutions in Belem is based, was answered through research among academic director, teachers and pupils, as a tool for data collection, questionnaire with open and closed mind
URI: http://hdl.handle.net/10174/14616
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO FIANL 2.doc2.32 MBMicrosoft WordView/Open
DISSERTAÇÃO FIANL 1.doc110.5 kBMicrosoft WordView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois