Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14614

Title: Práticas e comportamentos no sistema educativo: uma realidade estrutural emergente da participação nos argumentos educacionais
Authors: Calisto, Gracinda Rosa Canhão
Advisors: Ramos, Francisco Martins
Keywords: Formação de professores
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Sobrevivendo às mais diversas intempéries, quer políticas, quer económicas, quer sociais, o Sistema Educativo revê-se na amarga consciência de algumas dificuldades e a procura da qualidade no sistema é hoje mais do que uma necessidade! Fazendo uma incursão pela legislação em vigor, assim como pelos pressupostos sobre a qualidade no sistema educativo nas vertentes da participação da cidadania e da democraticidade dos grandes teóricos, numa convergência ao contexto estudado e atribuindo um crédito ao Deckei n.° 115-A/98 de 4 de Maio, que é o garante da tão almejada autonomia financeira e pedagógica das escolas, será o primeiro momento que enlaça todo o desenvolvimento da dissertação. Assim, as entrevistas semi-estruturadas aos intervenientes no processo educativo com determinado poder, constitui o meu substrato na recolha de opiniões, atitudes e comportamentos. Adjudicando-lhe a expectativa e o conhecimento pelo facto de a obtenção de mais poder ser causador de mudanças e alteridades compensatórias que visem a qualidade no sistema educativo, nos dois Agrupamentos do Concelho de Reguengos que albergam a escolaridade obrigatória. Postula-se um caminho promissor com o respectivo empenhamento dos agentes educativos, nomeadamente professores, encarregados de educação, autarcas e comunidade envolvente de forma a legitimar uma participação activa e interventiva, uma prática pedagógica reforçada e consciencializada, envolvida num acréscimo de afectos e numa humanização do sistema. /*** Summary - Nowadays it is a need to search for quality in the Portuguese Educational System. In the present dissertation the current education legislation is analysed as well some attention is given to the assumptions for quality in the School and to the principles expressed in the Decreto-Lei n° 115-A/98 which guarantees the financial and pedagogic autonomy of the schools. These are the basic elements that constitute the first moment of this dissertation. Semi-structured interviews were used to collect information from the various agents involved in the formal education of our children. The unit of analysis were the 2 "Agrupamentos Escolares" located in the county of Reguengos de Monsaraz and the main goal was to study quality and power relations within those school structures. lt is with hope that we foresee the future of our system if teachers, parents, local government bodies and local communities are deeply involved in the search for quality, participation and really interested in the humanization of the system.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14614
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Grancinda Rosa Canhão Calisto - Tese de Mestrado - 142 519.pdf25.61 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois