|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14604
|
Title: | Bem-estar psicológico em estudantes do ensino superior: relação com as variáveis sociodemográficas, pessoais e académicas |
Authors: | Lopes, João José Borges |
Advisors: | Candeias, Adelinda Maria Araújo Grácio, Maria Luísa Fonseca |
Keywords: | Bem-estar psicológico Variáveis sociodemográficas Pessoais e académicos Estudantes do ensino superior Psychological well-being Sociodemographic Personal and academic variables Students in higer education |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação visa a compreensão e a reflexão sobre o bem-estar psicológico
em estudantes portugueses do ensino superior sendo constituída por: dois estudos. O primeiro
consiste na adaptação do instrumento Psychological Well-Being Scales (PWBS), de Ryff e
Essex (1992), a estudantes do ensino superior; o segundo analisa a relação entre as variáveis
sociodemográficas, pessoais e académicas, examinando os seus efeitos preditivos e
diferenciais no bem-estar psicológico. Desenvolvemos esta investigação a partir dos modelos
concetuais sobre o bem-estar designadamente, o bem-estar psicológico (Ryff, 1989).
Participaram neste estudo 887 estudantes do 1º e 3º anos do ensino superior, oriundos de
instituições públicas e privadas das cidades de; Almada, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria,
Lisboa e Viseu. No primeiro estudo (adaptação do instrumento Psychological Well-Being
Scales (PWBS), de Ryff e Essex (1992), foram realizados estudos de validação, através da
análise de equações estruturais. Os resultados evidenciaram um ajustamento aceitável do
modelo que, agrupa dois fatores: mal-estar psicológico e bem-estar psicológico. Os resultados
do segundo estudo mostraram um ajustamento global muito bom relativo ao modelo
multivariado de bem-estar psicológico, revelando as variáveis sociodemográficas, pessoais e
académicas como preditoras do mesmo.
A concluir são extraídas implicações para a adaptação, integração e desenvolvimento
dos estudantes no ensino superior; Abstract:
Psychological Well-Being in Higher Education Students
Relationship to Sociodemographic, Personal and Academic Variables
This research aims at understanding and reflection on the psychological well-being in
Portuguese higher education students and consists of: two studies. The first is the adaptation
of the Psychological Well-Being Scales (PWBs), of Ryff and Essex (1992), the higher
education students; the second analyzes the relationship between sociodemographic, personal
and academic variables, examining its predictive effects and differentials in psychological
well-being. Developed this research out of concetuais models of welfare in particular, the
psychological well-being (Ryff, 1989).
The sample consisted of 887 students of 1 and 3 years of higher education, from public
and private institutions in the cities of; Almada, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisbon and
Viseu. In the first study (adaptation of the Psychological Well-Being Scales (PWBs), of Ryff
and Essex (1992) validation studies were performed by analysis of structural equations. The
results showed an acceptable fit of the model that brings together two factors: psychological
malaise and psychological well-being the results of the second study showed a very good
global adjustment for multivariate model of psychological well-being, revealing the sociodemographic,
personal and academic variables as predictors of it.
The complete implications are drawn for adaptation, integration and development of
students in higher education. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14604 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|