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Title: Estudo da eficácia da intervenção psicomotora de base relacional em ambiente clínico, no tratamento de crianças com perturbação de hiperactividade com défice de atenção - estudo pilo
Authors: Costa, João Maria Antunes da
Advisors: Azevedo, Jorge Manuel Gomes de
Keywords: Psicomotricidade relacional
Perturbação da hiperactividade com défice de atenção
Atitude terapêutica
Formação pessoal
Relational psychomotricity
Attention-deficit hyperactivity disorder
Therapeutic attitude
Self-training
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho pretende avaliar a eficácia da Psicomotricidade Relacional em ambiente clínico, em crianças com a Perturbação da Hiperactividade com Défice de Atenção, utilizando como instrumento de avaliação a Escala de Avaliação Comportamental Behavior Assessment System for Children- BASC Reynolds, R. & Kamphaus, W. (1992). A amostra do estudo foi constituída na totalidade por treze crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, sendo sete do sexo masculino e seis do sexo feminino, traduzindo-se numa média de idades de 8 anos. Esta intervenção teve lugar na clínica da Encarnação da área de Pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico de Dona Estefânia de Centro Hospitalar Lisboa Central EPE. A avaliação dos comportamentos sintomáticos foi realizada antes e após a intervenção psicomotora que decorreu num período correspondente a um ano lectivo, equivalente a cerca de 7 meses. Constatou-se que após a prática de Psicomotricidade existiram melhorias clinicamente significativas nos seguintes itens avaliados através do instrumento utilizado: Hiperactividade, Agressividade, Perturbação do Comportamento (Atipicidade), Depressão, Somatização e Problemas da Atenção. Relativamente aos itens Ansiedade, Tendência ao Isolamento, Adaptabilidade, Competências Sociais e Liderança, registou-se também uma melhoria, muito embora sem diferenças significativas do ponto de vista estatístico. Estes dados podem ser indicadores de que estamos no percurso de um processo terapêutico, no qual o tempo de intervenção nos pareceu insuficiente para realizar uma intervenção com mais eficácia, no que respeita à diminuição dos sintomas que caracterizam a criança com PHDA. Intervenção esta que deve ser orientada directamente na criança, e no acompanhamento sistemático à família e à escola. O instrumento de avaliação utilizado tem um valor major na reorientação terapêutica. Permite-nos, após o conhecimento destes dados, numa segunda etapa, orientar a terapêutica para situações sobre a confiança básica, para assim intervir sobre a Ansiedade, atender com mais importância à dinâmica grupal, para tentar combater a Tendência ao Isolamento, promover situações que progressivamente levem a criança a respeitar as regras (movimentos externos que vão influenciar, através do processo de mentalização, a criança internamente), os objectos e os outros, para dar lugar a uma maior Adaptabilidade, bem como promover situações de jogo que signifiquem melhores Competências Sociais; ABSTRACT: This work seeks to assess the effectiveness of Relational Psychomotricity in clinical environment in children with Attention- Deficit Hyperactivity Disorder using the following rating scale: Behavior Assessment System for Children-BASC Reynolds, R. & Kamphaus, W. (1992). The sample was set up by thirteen children aged between 6 and 10 years; seven boys and six girls, average age of 8 years. This intervention took place in Clínica da Encarnação - Department of Child Psychiatry of Lisbon Central Hospital. Symptomatic behavior assessment was performed before and after the psychomotor intervention. This intervention ran over a period corresponding to one school year, about 7 months. After the intervention of Psychomotricity we found clinically significant improvements in the following items assessed by BASC: Hyperactivity, Aggressiveness, Disturbing behavior (atypical behavior), Depression, Somatization and Attention Problems. As regards items Anxiety, Isolation, Adaptability, Social Skills and Leadership, there was also an improvement although without significant differences from the statistical point of view. These data can indicate that the intervention time was insufficient to achieve a more effective reduction of the symptoms that characterize the child with ADHD in this therapeutic process. This Intervention must be guided directly to the child, and also systematic follow-up to the family and the school. The evaluation instrument BASC, has a major reorientation therapeutic value. Allows us after the knowledge of these data to guide therapy to situations such as basic confidence to improve anxiety, give more emphasis to group dynamics to try to combat the Isolation, promote situations that gradually lead the child to respect the rules, objects and the other to promote a greater adaptability, as well as promote playing situations that lead to better social skills.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14552
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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