Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14256

Title: PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA
Authors: Favinha, Marília
Pascoal, Miguel
Editors: Magalhães, Olga
Costa, Paulo
Keywords: Sistema Educativo Angolano
Papel dos Coordenadores Pedagógicos Universitários
Issue Date: 2014
Abstract: O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão do papel, das funções e da importância dos Coordenadores Pedagógicos Universitários no sucesso académico da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte e Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, em Angola. Hoje em dia um dos grandes desafios do trabalho do Coordenador Pedagógico Universitário na orientação do professor no Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) é o seu papel quanto à valorização do registo e análise das observações da prática docente, do conteúdo trabalhado na procura da relação teoria /prática que se possa traduzir em resultados significativos para o aluno. O problema de investigação surgiu em torno da falta de Coordenadores Pedagógicos na Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte e Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, como possíveis propiciadores do sucesso do PEA. Dada a relevância do que pensam os professores, os alunos, os encarregados de educação e os diretores escolares sobre esta problemática, optámos por realizar um estudo de natureza mista para o qual foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o questionário e a entrevista. Concluiu-se com esta investigação que os Coordenadores Pedagógicos Universitários, devem ser valorizados no subsistema de Ensino Superior, enquanto mediadores de aprendizagens, da promoção e da cooperação entre os professores, da competência científico-pedagógica, dando especial ênfase à noção de partilha de saberes, à reflexão conjunta, à experiência profissional e aos conhecimentos pedagógicos e científicos. Os resultados encontrados poderão contribuir para repensar modos de trabalho mais apropriados que possam levar ao sucesso escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14256
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
artigo_MiguelFinal 1.docx44.71 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois