Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14239

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário realizada na escola básica integrada André de Resende e na escola secundária Gabriel Pereira
Authors: Serpa, José
Advisors: Charréu, Leonardo
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mes-trado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, durante o primeiro e segundo semestre do ano letivo 2010/2011. Procura dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida na Escola Básica André de Resende com o orientador cooperante Professor Paulo Matias e na Escola Secundária Gabriel Pereira com a orienta-dora cooperante Luísa Gancho. A Prática de Ensino Supervisionada foi orientada e super-visionada pelo Professor Doutor Leonardo Charréu. O Núcleo da Prática de Ensino Supervisionada era composto ainda pelos mestrandos Bruno Teixeira e Miguel Gomes. O relatório composto por cinco capítulos: Preparação Científica, Pedagógica e Didática; Pla-nificação e Condução de Aulas, Impacto e Avaliação das Aprendizagens; Análise da Prática de Ensino; Participação na Escola; Desenvolvimento Profissional. O relatório possui ainda um Apêndice Digital com evidências significativas das ati-vidades desenvolvidas; ABSTRACT:This report was produced within the practice of supervised teaching as part of a Masters degree in Visual Arts teaching for the 3rd Basic Cycle and for Secondary educa-tion, during the first and second semesters of the 2010/2011 academic year. This docu-ment aims to outline the key practices which I developed at the Escola Básica Intergrada André Resende, with the cooperating teacher, Professor Paulo Matias, and at the Escola Secundária Gabriel Pereira with the the cooperating teacher, Luisa Gancho. The practice of supervised teaching was guided and supervised by Professor Doutor Leonardo Charréu. The core of the Practice of Supervised Teaching was Bruno Teixeira and Miguel Gomes. This report consists of five chapters: Scientific, Pedagogical and Didactic Preparation; Class Planning and Implementation, Learning impact and evaluation; Teaching Practice and anal-ysis; School participation; Professional progression. This report also contains a digital appendix containing significant evidence collected during the implementation of the activities.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14239
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
relatório PES Jose Serpa.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois