Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14191

Title: Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora
Authors: Guerreiro, Ana Cristina Marques
Advisors: Balça, Ângela Coelho da Paiva
Keywords: Transversalidade
Literacia em leitura
Compreensão na leitura
Estratégias de leitura
Avaliação da leitura
Aprendizagem significativa
Transversal
Reading literacy
Reading comprehension
Reading strategies
Reading evaluation
Significant learning
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Partindo de resultados de estudos que apontam para domínio pouco consistente da língua materna por parte dos estudantes do 3.º ciclo e incidindo nas representações de alunos de 9.º ano sobre práticas e estratégias de leitura mais utilizadas, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos no domínio da compreensão da leitura, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. Este estudo centrou-se no processo de ensino e de aprendizagem da compreensão na leitura e pretendeu investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspectiva transversal, era susceptível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo, igualmente, para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano, além de análise documental do Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 e do manual adoptado. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão da leitura, o que, possivelmente, se reflectiu nos resultados pouco satisfatórios dos alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010; ABSTRACT:Starting from the results in studies, that pointed to a certain malfunction in what concerns the poor domain of the mother language by the pupils of the third cycle of the basic school system, and aiming at the pupils of the 9th grade representations about the most used practices and reading strategies, the present investigation tried to contribute to the understanding of pupil’ performance in the domain of reading comprehension, being evident at the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. This study has its focus at the teaching learning process of reading comprehension and wanted to investigate in what measure the use of reading strategies, in a transversal line, was able to promote in the pupils a more significant learning, helping and supporting, at the same time, for the formation of a more competent reader. To make real this intention, the empiric study has developed itself through a survey to the pupils, besides analysing the documents related to the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 and to the workbook of Portuguese language chosen to the 9th grade. The results seem to point to a moderate valorisation of reading on behalf of the pupils, as well as for the incipient practises of teaching reading comprehension, what possibly has reflected itself in the less satisfactory results of pupils in the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14191
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertacao_Estrategias-de-leitura-estrategias-de-sucesso.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois