Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14091

Title: O processo de tornar-se educador de infância num contexto de prática pedagógica supervisionada
Authors: Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral
Advisors: Gonçalves, José Alberto Mendonça
Neto, António José dos Santos
Keywords: Formação inicial de educadores de infância
Desenvolvimento profissional
Prática pedagógica
Supervisão
Projecto curricular de grupo
Initial trainning of pre-school educators
Professional development
Teaching practice
Supervision
Group curriculum project
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo, de natureza qualitativa, tem como principal objectivo conhecer o processo de tornar-se educador de infância num contexto de prática pedagógica supervisionada. Para tal, realizámos entrevistas semi-estruturadas a doze alunas que, no ano lectivo 2005/2006, frequentavam o último ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, e às respectivas seis educadoras cooperantes. Procedemos, também, à análise documental de três Projectos Curriculares de Grupo e de três Análises Críticas a três Projectos Curriculares de Grupo, e de um conjunto de Reflexões Individuais da prática pedagógica, produzidas pelas alunas, durante o ano lectivo. O estudo evidencia a importância da prática pedagógica supervisionada como espaço/tempo propício para aprender a ser educador de infância, para começar a definir a identidade profissional e a profissionalidade. Mostra, ainda, que o envolvimento em dinâmicas de projecto potencia o desenvolvimento de um conjunto de competências necessárias a um eficiente desempenho futuro da profissão; ABSTRACT: The main aim of this study, which is qualitative in nature, is to find out about the process of becoming a pre-school educator in the context of supervised teaching practice. As such, we held semi-structured interviews with twelve students who, in the 2005/2006 academic year, attended the final year of the Licentiate in Pre-School Education at the Higher School of Education of the University of the Algarve, as well as with the six cooperating educators. We also analysed documents of three Group Curriculum Projects and three Critical Analyses of three Group Curriculum Projects, in addition to a series of Individual Reflections on teaching practice produced by the students during the academic year. The study demonstrates the importance of supervised teaching practice as an ideal vehicle for the students to learn how to be pre-school educators and to begin defining their professional identity and approach. It further shows that the involvement in project dynamics promotes the development of a series of skills necessary for the efficient exercise of the profession in the future.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14091
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Quadro.pdf22.55 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 8 - Quadro comparativo - Reflexões 4.pdf5.29 kBAdobe PDFView/Open
Grelha de categorização de uma Reflexão.pdf28.83 kBAdobe PDFView/Open
Grelha de categorização-APCG6.pdf89.09 kBAdobe PDFView/Open
Grelha de categorização PCG3.pdf91.97 kBAdobe PDFView/Open
Protocolo.pdf29.25 kBAdobe PDFView/Open
Primeiro tratamento.pdf24.05 kBAdobe PDFView/Open
Pré-categorização.pdf28.8 kBAdobe PDFView/Open
Grelha de categorização.pdf28.97 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 4 E - Quadro geral de comparação de dados - Educadoras.pdf57.64 kBAdobe PDFView/Open
Guião de entrevista.pdf67.04 kBAdobe PDFView/Open
Protocolo.pdf83.97 kBAdobe PDFView/Open
Primeiro tratamento.pdf71.84 kBAdobe PDFView/Open
Pré-categorização.pdf80.12 kBAdobe PDFView/Open
Grelha de categorização.pdf33.2 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 2 E - Quadro geral de comparação de dados - Alunas.pdf60.64 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 1-Guião de entrevista.pdf24.67 kBAdobe PDFView/Open
Lista dos Anexos.pdf42.48 kBAdobe PDFView/Open
Capa.pdf49.77 kBAdobe PDFView/Open
Olga Ludovico -Tese Final -.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois