Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14074

Title: Vinculação e rendimento escolar em crianças dos 10 aos 13 anos: um estudo exploratório
Authors: Ferreira, Neuza Maria Martins
Advisors: Pires, Heldemerina Samutelela
Keywords: Vinculação
Família
Envolvimento parental
Rendimento escolar
Metas académicas
Atribuições causais
Attachement
Family
Parental involvement
School performance
Academic goals
Causal attributions
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação tem como objectivo principal analisar a relação existente entre a qualidade dos vínculos estabelecidos entre as figuras cuidadoras e os seus filhos e o rendimento escolar. A amostra é composta por 87 crianças (N = 87), de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Inventário para a Vinculação para a Infância e Adolescência (IVIA), Questionário de Atribuições Causais para o Rendimento Escolar (QARE) e Inventário de Metas Académicas (IMA). Os resultados obtidos indicam que: crianças com padrão de vinculação segura apresentam resultados escolares mais positivos, estabelecem metas mais orientadas para a aprendizagem e atribuem um maior número de causas para o seu rendimento escolar. Crianças com padrão de vinculação ansiosa-ambivalente estabelecem metas mais orientadas para o desempenho e crianças com padrão de vinculação evitante tendem a centrar o seu desempenho somente nas suas capacidades; ABSTRACT: This research has a main objective to analyze the relationship between the quality of the attachment established between the figures caregivers and their children and school performance. The sample comprised 87 children (N = 87), of both sexes, aged between 10 and 13 years. We used the following assessment tools: Attachment Inventory for Children and Adolescents (IVIA), Causal Attributions Questionnaire for Educational Achievement (QARE) and Academic Goals Inventory (IMA). The results indicate that: children with secure attachment patterns have more positive school outcomes, set goals more oriented toward learning and give a greater number of causes for their academic performance. Children with anxious-ambivalent attachment patterns oriented more set goals for performance and children with avoidant attachment patterns tend to focus their performance only on their capabilities.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14074
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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