Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14049

Title: O campo transferencial na relação professor-aluno: um estudo de caso
Authors: Medeiros, Davi Lopes
Advisors: Biscaia, Constança
Keywords: Educação
Psicanálise
Campo transferencial
Relação professor-aluno
Sala de aula
Education
Psychanalysis
Transfer field
Teacher-student relation
Classroom
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo tem como objetivo perceber e interpretar a ocorrência do Campo transferencial na relação professor-aluno na turma 8MD do Sistema de Ensino Universo. Tomando como base para a pesquisa, a vivência relacional relatada por professores e alunos. Num primeiro instante, propomos um retorno ao conceito clássico de Transferência, considerado por Freud, ressaltando também a releitura feita por Lacan. Em um segundo momento, ocupamo-nos da possível conexão entre Psicanálise e Educação, dando um enfoque à relação transferencial no cotidiano da sala de aula. Em seguida, expomos as percepções dos participantes da pesquisa, analisando-as através de categorias. Para concluir o estudo, consideramos que, embora o Campo transferencial esteja presente de maneira intrínseca na relação professor-aluno, pouco se pode alterar dessa realidade. Cabe ao educador ampliar a visão de si mesmo e do aluno, sob a ótica da Psicanálise, e assim, perceber a si mesmo e ao outro, como sujeitos desejantes, constituídos a partir de uma história peculiar e tecida com riquezas de detalhes, constantemente reeditada na intersubjetividade, própria das relações; ABSTRACT: This study aims to understand and interpret the occurrence of the transfer Field in the teacher-student in the class 8MD of the Sistema de Ensino Universo. We take as the basis for research, the relational experience reported by teacher and students in the chass. A first moment, we propose a return to the concept of transfer, considered by Freud, stressing also the reading of Lacan. In a second step, we deal with us about the possible connected between Psychoanalysis and Education, a focus on the focus on the transference relationship in everyday classroom. Then we expressed the views of participants, analyzing them across multiple categories. To complete the study, we believe that although the transfer Field is present so intrisceca in teacher-student relationship little can change that reality. It’s up to the educator to expand of himself and the student, over the view of psychoanalysis, thus, realize himself and his counterparty, as desiring subjects, constituted of a peculiar history and described with richness of details, constantly reprinted, in the intesubjectivity proper of the relations.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14049
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MESTRADO CORRIGIDO.docx2.85 MBMicrosoft Word XMLView/Open
capa mestrado.doc60 kBMicrosoft WordView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois