Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13884

Title: Avaliação da suscetibilidade de ocorrência de movimentos de terrenos nas pedreiras da Região da Vigaria - Monte D’el Rei, Vila Viçosa (Portugal).
Authors: Leite, Tiago
Lopes, Luís
Pinho, António
Editors: Silva Gomes, J. F.
António, Carlos C.
Afonso, Clito
Matos, António S.
Keywords: Estabilidade de taludes
Mármore
Estremoz
Pedreiras
Issue Date: Apr-2014
Citation: Leite, Tiago F.; Pinho, Antonio B. & Lopes, Luís. 2014. Avaliação da suscetibilidade de ocorrência de movimentos de terrenos nas pedreiras da Região da Vigaria - Monte D’el Rei, Vila Viçosa (Portugal). In: J.F. Silva Gomes, C. António, C.F. Afonso & A.S. Matos, (Eds). A Engenharia como motor para a Inovação e o Desenvolvimento. LusoImpress S.A., Inhambane. ISBN: 978-989-98832-0-8, pp. 271 – 272. Trabalho apresentado no âmbito do 7º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Inhambane / Moçambique, 14-18 Abril 2014, (http://paginas.fe.up.pt/clme/2014/), [on CD-ROM insert, Ref.CLME’2014_ A123606], ISBN: 978-989-98832-1-5. 2014. Moçambique.
Abstract: A ocorrência de movimentos de terrenos é um fenómeno que causa avultados danos materiais com enormes prejuízos económicos e perdas de vidas humanas. A falta de um conhecimento adequado sobre a suscetibilidade e a perigosidade associadas aos movimentos de terrenos conduz com frequência a um deficiente ordenamento do território como, por exemplo, na localização e planeamento das áreas de atividade extrativa, com lacunas no dimensionamento e organização do processo produtivo. O principal critério para a localização das pedreiras é, evidentemente, a existência do recurso mas, também é importante avaliar todos os riscos inerentes, não só para a rentabilidade da pedreira, como também para as comunidades locais e para as edificações circundantes [Chowdhury et al., 2010]. A zona extrativa do Anticlinal de Estremoz abrange um conjunto de núcleos de exploração de mármores de excelente qualidade. O método de extração mais frequente, consiste na abertura de cavidades no maciço rochoso, a céu aberto em forma de poço, com taludes escavação verticais, originando áreas muito profundas e grandes (às vezes atingindo profundidades superiores a 100 metros), e, além disso, grandes escombreiras [Pinho et al., 2010]. Os Mármores do Anticlinal de Estremoz pertencem ao Complexo Vulcano-Sedimentar com idade atribuída ao Câmbrico. Nesta formação geológica, os contatos entre as diferentes rochas apresentam uma grande complexidade estrutural que controla o comportamento geomecânico do maciço rochoso [Lopes, 2003]. A área em estudo localiza-se no flanco SW do anticlinal de Estremoz (Vigária - d'El Rei, Vila Viçosa), apresentando um histórico, não documentado, sobre casos de instabilidade dos taludes de escavação, nas pedreiras existentes. Particularmente perigosos e instáveis são os taludes muito inclinados constituídos por metavulcanitos com xistosidade que confinam a NE e a SW o mármore. Neste artigo apresenta-se uma identificação das áreas com taludes potencialmente instáveis em três pedreiras da região em estudo. Os dados geológicos e geotécnicos resultantes do reconhecimento geológico de superfície e da caracterização geomecânicas, são integrados numa plataforma SIG, possibilitando a elaboração, a uma escala adequada, de uma cartografia de suscetibilidade à ocorrência de movimentos de terrenos, bem como a avaliação da perigosidade associada a estes fenómenos geológicos, na área estudada. A finalidade deste trabalho é produzir uma carta de suscetibilidade quanto à ocorrência de movimentos de terrenos nas pedreiras da área em estudo, que permita otimizar o processo produtivo e aumentar a rentabilidade da pedreira, beneficiando as empresas de exploração envolvidas. Esta cartografia contempla diferentes cenários no que diz respeito à precipitação e sismicidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13884
Type: article
Appears in Collections:GEO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A123606 - CLME Tiago Leite.pdf76.8 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois