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http://hdl.handle.net/10174/13862
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Title: | Paisagem como tema / Landscape as a theme |
Authors: | Salema, Sofia |
Issue Date: | Dec-2014 |
Publisher: | Rui Mendes, Pedro Pacheco e João Rocha |
Abstract: | Paisagem como tema foi o título da exposição realizada no Museu da Luz, entre Abril e Junho de 2013, onde se apresentaram alguns resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso de Arquitectura, da Universidade de Évora.
A paisagem tem sido uma matriz nos objectivos específicos das unidades curriculares de Projecto e de Projecto Avançado do Curso de Arquitectura. O Curso tem promovido a compreensão da vocação do lugar e a construção dos lugares como uma estratégia conceptual do projecto de arquitectura. O projecto arquitectónico deve evidenciar a união natural e tão intrínseca com o lugar e a sua história que seja inevitável conceber esse mesmo lugar sem o dissociar do projecto. Na formação dos jovens arquitectos valorizam-se os projectos que revelem uma forte ligação com o espaço/lugar e todo o contexto que o sustenta e que criem uma relação de interdependência mútua entre o lugar e a arquitectura.
O Alqueva é um território que sofreu grandes alterações sob a égide da água. A construção do grande lago modificou e interrompeu uma paisagem construída durante séculos, estruturada pela presença do rio Guadiana. Compreender este território e a sua identidade, tem sido um dos objectos de estudo do Curso de Arquitectura, enquanto espaço/lugar de partilha entre a academia e a comunidade local onde a Universidade de Évora se integra.
No ano lectivo de 2012-2013 os alunos de 4º e 5º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura, nas unidades curriculares de Projecto Avançado, aprofundaram o pensamento sobre o Alqueva. Esta escolha fundamentou-se não só na proximidade com a Universidade de Évora mas também nas (novas) relações, que a construção deste grande lago estimula e provoca, entre a paisagem e a arquitectura, entre a agricultura e os sistemas produtivos, entre o património e a cultura.
Os trabalhos apresentados representam a investigação em projecto desenvolvida por estes alunos. Os desenhos manifestam-se como um imprescindível instrumento de reflexão, leitura, interpretação e representação das características do território do Alqueva. Os desenhos descrevem os temas da leitura do território a partir da caracterização de vários sistemas que codificam esta paisagem recente, interrompida pela construção do grande lago do Alqueva; registam a identidade geográfica e territorial e como tal são instrumentos de conhecimento e reconhecimento da vocação e do carácter do lugar – o seu genius locci – permitindo aos alunos conceber os seus projectos arquitectónicos como construção de um lugar.
A experiência pioneira no Museu da Luz, na Primavera de 2013, permitiu não só apresentar os resultados desenvolvidos pelos alunos, como também, expô-los na comunidade e no lugar do objecto de estudo – o Alqueva. Permitiu, ainda, reforçar as relações com algumas instituições nacionais e internacionais, como o Departamento de Landscape Architecture and Environmental Planning da Universidade de Califórnia em Berkeley, EUA, e a Academia di Architettura, Universita della Svizera Italiana em Mendrizio, que este ano lectivo continuou o trabalho sobre o Alqueva, iniciado pelos alunos do Curso de Arquitectura da Universidade de Évora.
Finalmente agradeço o empenho e apoio da EDIA, Museu da luz, Universidade de Évora, CIDEHUS, IFFA, Cátedra UNESCO e da Herdade do Esporão, sem os quais a exposição e esta publicação não teriam sido possíveis. Agradeço ainda a dedicação e entusiasmo dos docentes e alunos que permitiram concretizar esta iniciativa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13862 |
Type: | other |
Appears in Collections: | ARQ - Publicações de Carácter Pedagógico
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