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Title: Motivações, Benefícios e Obstáculos na Implementação de um SGQ: O caso da Key Plastics Portugal
Authors: Recto, Helena
Caiado, Jéssica
Saraiva, Margarida
Editors: Rosa, Álvaro
Pires, António Ramos
Lopes, Henrique
Lourenço, Luís
Saraiva, Margarida
Moura e Sá, Patrícia
Sampaio, Paulo
Keywords: Benefícios
Motivação
Obstáculos
Sistemas de Gestão da Qualidade
Issue Date: 6-Jun-2014
Publisher: www.publicacoes.apq.pt
Citation: Recto, Helena, Jéssica Caiado e Margarida Saraiva (2014) “Motivações, Benefícios e Obstáculos na Implementação de um SGQ: O caso da Key Plastics Portugal”, in V Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Álvaro Rosa, António Ramos Pires, Henrique Lopes, Luís Lourenço, Margarida Saraiva, Patrícia Moura e Sá & Paulo Sampaio (Org.), Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior - Covilhã, pp. 130-141. ISSN: 2183-1408 (Available at: http://publicacoes.apq.pt/v-encontro-de-troia-5/), 6 de junho de 2015
Abstract: As empresas portuguesas são motivadas para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), no sentido de procurar oportunidades para melhorar a organização, a estruturação dos métodos de trabalho, os produtos / serviços e a orientação para os interesses dos clientes (Branco, 2008). Para além das motivações e benefícios, um SGQ também acarreta obstáculos à sua implementação. Domingues (2003) refere que as dificuldades mais relevantes apresentadas pelas empresas portuguesas dizem respeito às ações corretivas e preventivas, ao controlo de conceção e ao planeamento da qualidade. As decisões da empresa referentes à qualidade são decisões maioritariamente mais complexas, dado que exige um envolvimento de trabalho em equipa e são de carater mais exigentes. Por outro lado, Branco (2008) afirma que a falta de tempo, o tratamento de ações corretivas e preventivas e a carência de envolvimento da gestão de topo constituem as principais dificuldades apresentadas na implementação do SGQ pelas empresas portuguesas. Pinto e Soares (2009) explica que a maior dificuldade que as empresas enfrentam para aplicar um SGQ está relacionado com a organização de todo o suporte de documentos que são exigidos e a sua interligação de uma forma coerente. Os maiores obstáculos à implementação do SGQ estão diretamente relacionados com a burocracia, que é normalmente excessiva e demasiado complexa, bem como o fraco compromisso com a qualidade, por parte da gestão e do pessoal, no elevado custo e ou escassez de recursos e no tempo despendido para a sua implementação.Com a realização deste trabalho pretende-se registar o testemunho de um responsável por um SGQ, sobre as motivações, os benefícios, os obstáculos na implementação desse sistema, bem como as mais-valias internas e externas do SGQ. Para tal, foi aplicada uma entrevista semi-dirigida ao responsável pela Qualidade na indústria Key Plastics de Vendas Novas, produtora e fornecedora de componentes para automóveis no mercado nacional e internacional. Nesse sentido, após efetuar o registo da análise e reflexão do entrevistado sobre a temática em análise, foi efetuado uma comparação dos resultados obtidos na revisão da literatura com essa experiência e testemunho do entrevistado.
URI: http://publicacoes.apq.pt/v-encontro-de-troia-5/
http://hdl.handle.net/10174/13610
ISSN: 2183-1408
Type: article
Appears in Collections:GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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