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http://hdl.handle.net/10174/13610
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Title: | Motivações, Benefícios e Obstáculos na Implementação de um SGQ: O caso da Key Plastics Portugal |
Authors: | Recto, Helena Caiado, Jéssica Saraiva, Margarida |
Editors: | Rosa, Álvaro Pires, António Ramos Lopes, Henrique Lourenço, Luís Saraiva, Margarida Moura e Sá, Patrícia Sampaio, Paulo |
Keywords: | Benefícios Motivação Obstáculos Sistemas de Gestão da Qualidade |
Issue Date: | 6-Jun-2014 |
Publisher: | www.publicacoes.apq.pt |
Citation: | Recto, Helena, Jéssica Caiado e Margarida Saraiva (2014) “Motivações, Benefícios e Obstáculos na Implementação de um SGQ: O caso da Key Plastics Portugal”, in V Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Álvaro Rosa, António Ramos Pires, Henrique Lopes, Luís Lourenço, Margarida Saraiva, Patrícia Moura e Sá & Paulo Sampaio (Org.), Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior - Covilhã, pp. 130-141. ISSN: 2183-1408 (Available at: http://publicacoes.apq.pt/v-encontro-de-troia-5/), 6 de junho de 2015 |
Abstract: | As empresas portuguesas são motivadas para a implementação de um Sistema de
Gestão da Qualidade (SGQ), no sentido de procurar oportunidades para melhorar
a organização, a estruturação dos métodos de trabalho, os produtos / serviços e a
orientação para os interesses dos clientes (Branco, 2008). Para além das
motivações e benefícios, um SGQ também acarreta obstáculos à sua
implementação. Domingues (2003) refere que as dificuldades mais relevantes
apresentadas pelas empresas portuguesas dizem respeito às ações corretivas e
preventivas, ao controlo de conceção e ao planeamento da qualidade. As decisões
da empresa referentes à qualidade são decisões maioritariamente mais complexas,
dado que exige um envolvimento de trabalho em equipa e são de carater mais
exigentes. Por outro lado, Branco (2008) afirma que a falta de tempo, o tratamento
de ações corretivas e preventivas e a carência de envolvimento da gestão de topo
constituem as principais dificuldades apresentadas na implementação do SGQ
pelas empresas portuguesas.
Pinto e Soares (2009) explica que a maior dificuldade que as empresas enfrentam
para aplicar um SGQ está relacionado com a organização de todo o suporte de
documentos que são exigidos e a sua interligação de uma forma coerente.
Os maiores obstáculos à implementação do SGQ estão diretamente relacionados
com a burocracia, que é normalmente excessiva e demasiado complexa, bem
como o fraco compromisso com a qualidade, por parte da gestão e do pessoal, no
elevado custo e ou escassez de recursos e no tempo despendido para a sua
implementação.Com a realização deste trabalho pretende-se registar o testemunho de um
responsável por um SGQ, sobre as motivações, os benefícios, os obstáculos na
implementação desse sistema, bem como as mais-valias internas e externas do
SGQ. Para tal, foi aplicada uma entrevista semi-dirigida ao responsável pela
Qualidade na indústria Key Plastics de Vendas Novas, produtora e fornecedora de
componentes para automóveis no mercado nacional e internacional.
Nesse sentido, após efetuar o registo da análise e reflexão do entrevistado sobre a
temática em análise, foi efetuado uma comparação dos resultados obtidos na
revisão da literatura com essa experiência e testemunho do entrevistado. |
URI: | http://publicacoes.apq.pt/v-encontro-de-troia-5/ http://hdl.handle.net/10174/13610 |
ISSN: | 2183-1408 |
Type: | article |
Appears in Collections: | GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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