Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13598

Title: Da contribuição das instituições de ensino superior para o desenvolvimento duma região - O Alentejo, o caso dos diplomados de ensino superior - ano lectivo de 1994/95
Authors: Cerdeira, Maria Luísa Machado
Keywords: Desenvolvimento regional
Alentejo (Portugal)
Diplomados do ensino superior
Issue Date: 1999
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O ponto de partida para a elaboração deste trabalho centrou-se na vontade de conhecer as relações entre a Economia e a Educação, em especial aferir até que ponto o desenvolvimento dum país e duma região depende ou está relacionado com a localização das instituições de ensino superior e quais os seus contributos para esse desenvolvimento. A experiência profissional "empurrava-nos" para o aprofundamento de algumas das questões ligadas a esta problemática, pelo que se procurou aliar a necessária elaboração de uma dissertação do curso de mestrado em Ciências da Educação, com um melhor conhecimento científico da ligação da Educação as questões do desenvolvimento económico do nosso país, procurando assim que este trabalho pudesse estar ligado á actividade profissional desempenhada. Contudo, a problemática da relação Economia e Educação explana-se por uma multiplicidade de vectores, impossíveis de abarcar em toda a sua extensão, pelo que, desde logo, foi necessário identificar um problema central para o desenvolvimento da investigação. A pergunta de partida foi - "Educação e desenvolvimento, que perspectivas? 0 caso dos diplomados das instituições de ensino superior na região Alentejo, no ano lectivo de 1994/95 " . Privilegiou-se, assim, a questão da formação de recursos humanos qualificados de nível superior, procurando situá-la espacialmente, para o que se optou por uma região do nosso pais - o Alentejo -, em que as condições económicas de partida eram das mais desfavoráveis do pais e, ao mesmo tempo estava relacionada com a instituição onde iria decorrer a investigação. Interessa precisar que se considera que no âmbito da Ciências da Educação e concretamente na Administração Escolar, cabe plenamente o problema e a temática por que se enveredou, na medida em que esta engloba as questões de administração do sistema educativo, mormente na sua relação com a sociedade, questionando o papel actual das instituições de ensino superior num mundo em mudança acelerada, tendo, em consequência, que se conhecer os efeitos que a Educação e, em particular, o ensino superior podem ter para o crescimento e desenvolvimento económico. Não se pretendeu, pois, realçar a dimensão administrativa ou sociológica da Administração Educacional, como é habitual em muitos estudos desenvolvidos nesta área. Procurou-se, sobretudo, equacionar a gestão do sistema educativo e das organizações escolares de ensino superior, face aos objectivos e as finalidades enunciadas para a Educação pela sociedade actual, com vista a responder a uma sociedade e economia baseadas no saber. A abordagem económica pode situar a sua esfera de interesse na Educação, porque, como Neves (1997, p.14) salienta, a Economia não é o estudo da realidade económica, mas sim o estudo da realidade a partir de uma estrutura económica de análise: "A Economia não é o estudo dos fenómenos económicos! E não os estuda por uma razão muito simples: porque não há fenómenos económicos! Não há problemas económicos, como não há problemas sociais ou químicos. Na realidade, o que existe são fenómenos e problemas; a sua classificação é uma abstracção que a ciência realiza. ...Assim, qualquer problema real pode ser analisado do ponto de vista químico, físico, económico, social etc. ...Todos os assuntos da vida corrente do homem podem (e devem) ser objecto da Economia"
URI: http://hdl.handle.net/10174/13598
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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