Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13551

Title: Contributo para o estudo das expressões idiomáticas, com referência ao processo de aquisição e propostas de didactização
Authors: Malhado, Margarida Isabel Mimoso
Advisors: Gonçalves, Fernanda
Keywords: Expressões idiomáticas
Aquisição
Indecomponibilidade lexical
Opacidade semântica
Congelamento sintáctico
Fraseodidáctica
Português lingua materna
Idioms
Acquisition
Lexical indecompositionaty
Semantic opacity
Sintactic frozenness
Context
Sintactic continuum
Fraseodidactics
Portuguese mother tongue
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O principal objectivo da presente investigação é dar um contributo para o estudo das Expressões Idiomáticas, focando-se em questões relacionadas com o processo de aquisição destas estruturas e com a didáctica das mesmas. Neste sentido, pretende-se situar o termo “Expressão Idiomática” no universo linguístico e defini-lo conforme os paradigmas lexicográfico, sintáctico-semântico, psicolinguístico, pedagógico e sociolinguístico. Propõe-se também abordar a aquisição e a compreensão destas expressões, analisando a forma como as características da indecomponibilidade lexical, da opacidade semântica e do congelamento sintáctico se reflectem no processo, analisando igualmente o papel do contexto no mesmo. Apresenta-se ainda uma proposta de classificação sintáctica das expressões idiomáticas, consoante o seu grau de rigidez, distribuindo-as consequentemente num contínuo sintáctico. Por último, aborda-se o ensino de tais expressões, em termos da Fraseodidáctica, e apresenta-se algumas propostas de didactização, principalmente ao nível do Português Língua Materna, tendo em conta o Novo Programa de Português do Ensino Básico; ABSTRACT: The main goal of this research is to contribute to the study of Idioms, focusing on issues related to the acquisition of these structures and their didactics. In this sense, it is intended to situate the term “Idiom” in the linguistic universe and define it according to the lexical, syntactic, semantic, psycholinguistic, sociolinguistic and educational paradigms. Idioms acquisition and comprehension are also discussed, in order to analyze how the characteristics of lexical indecomposability, semantic opacity and syntactic frozenness are reflected in the process, as well as the importance of the context in it. It also presents a syntactic classification of Idioms, depending on their degree of rigidity, which allows a distribution of these expressions in a syntactic continuum. Finally, this study explores the Idioms teaching, in Fraseodidactics context, presenting some didactic proposals for Portuguese Mother Tongue, taking into account the New Portuguese Program of Basic Education.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13551
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Anexo VII - Classificação Sintáctica de EIs.pdf450.3 kBAdobe PDFView/Open
Anexo VI - Resultados da Amostra.pdf576.66 kBAdobe PDFView/Open
Anexo IV - Instrumento de recolha de dados.pdf589.01 kBAdobe PDFView/Open
Anexo III - Resultados da Pré-análise.pdf164.62 kBAdobe PDFView/Open
Anexo II - Enunciados resultantes da aplicação das operações sintácticas.pdf193.6 kBAdobe PDFView/Open
Anexo I - Listagem de EIs.pdf18.23 kBAdobe PDFView/Open
Contributo para o estudo das Expressões Idiomáticas, com referência ao processo de aquisição e pr.pdf3.46 MBAdobe PDFView/Open
Sujeito 11.pdf595.2 kBAdobe PDFView/Open
Sujeito 10.pdf597.15 kBAdobe PDFView/Open
Sujeito 9.pdf594.83 kBAdobe PDFView/Open
Sujeito 8.pdf622.63 kBAdobe PDFView/Open
Sujeito 7.pdf594.36 kBAdobe PDFView/Open
Sujeito 6.pdf596.73 kBAdobe PDFView/Open
Sujeito 5.pdf595.97 kBAdobe PDFView/Open
Sujeito 4.pdf594.72 kBAdobe PDFView/Open
Sujeito 3.pdf594.37 kBAdobe PDFView/Open
Sujeito 2.pdf603.53 kBAdobe PDFView/Open
Sujeito 1.pdf594.04 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois