Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13325

Title: II Jornadas de Investigação em Educação
Authors: Favinha, Marília
Ângelo, Ana
Editors: Magalhães, Olga
Costa, Paulo
Keywords: Alunos
Aprendizagens
recordações de aprendizagens
Issue Date: 2014
Publisher: Departamento de Pedagogia e educação
Abstract: Conhecer o que se ensina e o que se aprende no ensino superior permite-nos interpretar e tirar conclusões que possibilitam a mudança. A partir desta questão central o objecto deste estudo concretizou-se na necessidade de conhecer o que os alunos sabem, mais concretamente na perspectiva dos 15 alunos finalistas da turma de Ciências da Educação da Universidade de Évora (2009/2011). Para podermos recolher a informação foram elaborados, em conjunto com a Universidade de Murcia, os questionários e a informação foi recolhida em duas fases, sendo que durante estes momentos os alunos não dispuseram de nenhum material para consulta. Pelo processo de tratamento dos questionários verificámos que obtivemos um grande número de informações, num total de 404 conteúdos diferentes declarados pelos alunos como recordações das diferentes matérias leccionadas. Por aluno, foram declarados cerca de 27 conteúdos. Os resultados não são de fácil interpretação, uma vez que a disciplina mais referenciada faz parte do 1.ºano da licenciatura e a menos referenciada corresponde ao 3.ºano. Por outro lado, a disciplina menos referenciada é aquela cujos resultados académicos são melhores já que é a que apresenta maior média final. Pudemos constatar que 70% dos conteúdos declarados pelos alunos se encontravam identificados nos programas das disciplinas. Numa percentagem bastante menor, verificámos que 21% dos conteúdos referidos se encontravam relacionados de uma forma geral com a disciplina e, por último, 9% das declarações não foram identificadas nos programas apesar de termos a noção que são conteúdos leccionados nas aulas para além do currículo mas que estarão, de alguma forma, relacionados com as matérias programadas. Desta forma, verificámos que 91% das declarações prestadas pelos alunos relacionaram-se com os conteúdos programáticos das diferentes disciplinas. Uma grande quantidade de recordações e que as mesmas revelam que a aprendizagem dos conteúdos que deriva do processo de ensino e aprendizagem foi estabelecida. Por último, destacamos os seguintes aspectos: os alunos atribuem às disciplinas percepções pessoais o que determina e é determinado pela forma como os mesmos falam sobre os conteúdos das disciplinas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13325
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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